Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3306
Tipo: Tese
Título: Meio Ambiente e Educação Ambiental no MST: Representações Sociais no Assentamento 10 de Abril no Município do Crato-CE.
Título em inglês: Environment and Environmental Education in the MST: Social Representation in the Settlement on April 10 in the municipality of Crato, CE
Autor(es): Oliveira, João Cesar Abreu de
Orientador: Matos, Kelma Socorro Lopes de
Palavras-chave: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)Meio ambiente - Crato(CE);Meio ambiente - Crato(CE);Educação ambiental - Crato(CE);Assentamento 10 de Abril;Environmental Education;Movement of the Landless Workers (MST);Settlement on April 10
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: OLIVEIRA, João Cesar Abreu de. Meio ambiente e educação ambiental no MST: representações sociais no Assentamento 10 de Abril no Município do Crato-CE. 2008. 167f. 2008. 167f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008.
Resumo: Este estudo trata sobre a representação social de meio ambiente e da educação ambiental entre os assentados do Assentamento 10 de abril, localizado no município do Crato, no estado do Ceará. A importância deste trabalho está direcionada na perspectiva de compreender aspectos da dimensão ambiental no processo de gestão nos assentamentos de reforma agrária. A metodologia utilizada para concretização desta pesquisa se baseou em análises simultâneas de dados qualitativos, através de metodologias com ênfase principalmente na pesquisa participante, utilizando procedimentos como pesquisa bibliográfica e na internet, investigação documental, aplicação de questionários e entrevistas, observação de reuniões, conversas informais, coleta de depoimentos e confecção de mapas mentais. A questão crucial da análise realizada diz respeito à inexistência de um consenso sobre o que significa meio ambiente e educação ambiental nos assentados do Assentamento 10 de Abril. Assim, os termos meio ambiente e educação ambiental, utilizados por parte dos envolvidos com o Assentamento, como os professores, técnicos, crianças, jovens e adultos, são imprecisos para eles e refletem as práticas cotidianas no Assentamento. Os conflitos de interesses surgem quando o assunto volta-se para a implementação de ações ambientais, pois as divergências sobre as representações sociais de meio ambiente e educação ambiental são visíveis entre os próprios assentados e as organizações governamentais e não-governamentais que intervêm no Assentamento 10 de Abril. Portanto, as práticas ambientais, apesar das imprecisas concepções conceituais sobre meio ambiente e educação ambiental, vêm sendo discutidas no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e em diversos assentamentos, na perspectiva do fortalecimento de uma sociedade mais justa e igualitária, cuja construção passa por uma visão totalitária do ser humano e da vida.
Abstract: This study focuses on the social representation of the environment and environmental education among the settlers of the Settlement on April 10, located in the municipality of Crato, state of Ceará. The importance of this work is directed with a view to understand aspects of environmental management in the process of agrarian reform Settlements. The methodology used for completion of this research was based on simultaneous analysis of qualitative data, using a methodology with particular emphasis on the research participant, using procedures such as literature and the internet, desk research, questionnaires and interviews, observation of meetings, informal conversations, collecting evidence and making maps monthly. The crucial question of the analysis concerns the lack of a consensus on what it means to the environment and environmental education in the Settlement settled on April 10. Thus, the terms environment and environmental education, used by those involved with the settlement, such as teachers, coaches, children, youth and adults, for they are inaccurate and reflect the daily practices in the settlement. Conflicts of interest arise when the subject turns to the implementation of environmental actions, because the differences on the social representations of the environment and environmental education are visible among the settlers themselves and the government and non-governmental organizations involved in the Settlement 10 April. Therefore environmental practices, despite the conceptual inaccurate conceptions about the environment and environmental education have been discussed in the Movement of Landless Workers (MST) and in several settlements, in order to strengthen a more just and equal society, whose construction is by a totalitarian vision of the human being and life.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3306
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tese_JCAOliveira.pdf11,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.