Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3305
Tipo: | Dissertação |
Título: | Interatividade e educação: os usos da metodologia pedagógica - sequência Fedathi na televisão digital interativa |
Título em inglês: | Interactivity and Education: the study of applications of the educational methodology Sequence Fedathi in the production of educational content for Digital Interactive Television (DITV) |
Autor(es): | Lisboa, Rafaela Ponte |
Orientador: | Gussi, Alcides Fernando |
Palavras-chave: | Sequência Fedathi;Televisão Digital;Educação;Interactivity;Sequence Fedathi;Digital Television;Education;Videoteipes na educação;Matemática - Estudo e ensino - Recursos audiovisuais;Análise de interação em educação |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | LISBOA, Rafaela Ponte. Interatividade e educação: os usos da metodologia pedagógica - sequência Fedathi na televisão digital interativa. 2011. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral o estudo da interatividade a partir do estudo dos usos da metodologia pedagógica - Sequência Fedathi na produção de conteúdos educativos para a Televisão Digital Interativa (TVDI), mais especificamente no desenvolvimento dos T-VILOS- Vídeos Learning Objects for Television, vídeos educativos. Para tanto realizamos um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo. Destacamos, dentre as experiências com o uso da televisão analógica no âmbito educacional, a do Telensino realizada no estado do Ceará, por se assemelhar com a nossa perspectiva de trabalho pedagógico e metodológico. Posteriormente, iniciamos a apresentação da televisão digital apontando elementos acerca do seu surgimento, suas principais características, em destaque o aspecto da interatividade; discussões que permearam sua implantação, os modelos existentes no mundo, sua arquitetura, alguns trabalhos relacionados com a temática. Dentro do quadro teórico, também, apresentamos e discutimos os conceitos referentes à: Televisão Digital Interativa (TVDI), Telensino e a Interatividade. No capítulo posterior, nos debruçamos no desenvolvimento dos conteúdos educativos, produzimos alguns conteúdos utilizando a metodologia pedagógica, a Sequência Fedathi como metodologia norteadora para a produção desses materiais para o contexto da TVDI. Logo após, apontamos algumas definições acerca dos VILOS e T-VILOS. Neste capítulo apresentamos nossas experimentações, resultantes do levantamento bibliográfica acrescido dos dados empíricos e produtos desenvolvidos durante a pesquisa, além disso, explanamos acerca da descrição de cada experiência juntamente com os esclarecimentos de seus resultados oriundos de nossas observações. Para o desenvolvimento desses testes utilizamos três T-VILOS que abordavam conteúdos referentes a matemática, produzidos a partir da Sequência Fedathi. Contamos com a participação de crianças e adolescentes da Comunidade do Dendê e de pesquisadores dos projetos “Formação de Recursos Humanos para o desenvolvimento da Educação a Distancia através da TV Digital Interativa Brasileira: Um olhar Multidisciplinar que norteia esta nova mídia na educação” e “Apoio à Capacitação de Recursos Humanos para o Ensino-Aprendizado da Matemática através de um ambiente de Educação a Distância na TV Digital Interativa Brasileira”, integrantes do Laboratório de Estudos do Usuário e da Qualidade de uso de Sistemas da Universidade de Fortaleza. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3305 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_Dis_RPLISBOA.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.