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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Felismino, Sandra Cordeiro | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Thiago Chagas | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-17T16:26:51Z | - |
dc.date.available | 2012-07-17T16:26:51Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Thiago Chagas. Formação política e consciência de classe no jovem Gramsci (1916-1920). 2007. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3298 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Formação Política | pt_BR |
dc.subject | Consciência de Classe | pt_BR |
dc.subject | Antonio Gramsci | pt_BR |
dc.subject | Link Teoria e Pratica | pt_BR |
dc.subject | Marxismo | pt_BR |
dc.subject | Antonio Gramsci | pt_BR |
dc.subject | Gramsci, Antonio,1891-1937 – Contribuição em educação – 1916-1920 | pt_BR |
dc.subject | Gramsci, Antonio,1891-1937 – Crítica e interpretação – 1916-1920 | pt_BR |
dc.subject | Comunismo e Educação | pt_BR |
dc.subject | Hegemonia | pt_BR |
dc.subject | Educação e filosofia | pt_BR |
dc.subject | Política e educação | pt_BR |
dc.title | Formação Política e Consciência de Classe no Jovem Gramsci (1916-1920). | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O estudo aqui apresentado tem como objetivo a exposição crítico-analítica do pensamento de Gramsci acerca do papel que os trabalhos de formação política assumem na organização da classe trabalhadora, mormente no que diz respeito à formação e ao desenvolvimento de sua consciência de classe. O trabalho, de cunho eminentemente teórico, foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica centrada nos escritos gramscianos que vão de 1916 a 1920. A análise dos textos que vão de 1916 a 1918 explicita a importância, para Gramsci, do papel da subjetividade na construção histórica, contida na idéia de que o processo revolucionário não se reduz às dimensões econômicas e políticas, mas entrelaça-se à realização de trabalhos pedagógicos que visa a sedimentar a consciência de classe dos trabalhadores. Para ele, os partidos, os sindicatos e as associações proletárias desempenham papel importante na formação política dos trabalhadores, na medida em que desenvolvem atividades pedagógicas que funcionam como elemento de denúncia e crítica à sociedade capitalista. Nos escritos que vão de 1919 a 1920, gesta-se a noção de que a revolução socialista, para além de um ato insurrecional ou simplesmente tomada do poder governamental burguês, é um processo que exige a transformação radical das relações de produção e distribuição capitalistas; processo para o qual a fábrica se constituiria a célula primária da sociedade comunista. A partir do potencial revolucionário hipotecado aos conselhos de fábrica, Gramsci, nestes escritos, demonstra que os trabalhadores se formam no e pelo trabalho, destacando, ainda, a necessidade de eles elaborarem uma consciência de classe fortalecida pela preparação cultural. O emprego correto dessas reflexões no conjunto da obra gramsciana nos permite fazer a crítica à tendência reducionista que define o conceito de hegemonia como uma mera obtenção de um domínio ideológico ou uma categoria relacionada unicamente à superestrutura e, em seu interior, à “sociedade civil” (compreendida erroneamente como uma esfera contraposta às determinações estruturais e à sociedade política). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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