Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32970
Type: | TCC |
Title: | Os determinantes do desempenho acadêmico dos alunos de Ciências Econômicas da UFC |
Authors: | Farias, Pedro Phillipp Moreira de |
Advisor: | Carvalho Júnior, José Raimundo de Araújo |
Keywords: | Desempenho Discente;Estudantes universitários;Rendimento escolar;Universidades e faculdades - Vestibular |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | FARIAS, Pedro Phillipp Moreira de. Os determinantes do desempenho acadêmico dos alunos de Ciências Econômicas da UFC. 2013. 48 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores determinantes do desempenho universitário dos estudantes de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como tais fatores afetam a performance desses alunos ao longo da graduação. Ele foi desenvolvido através dos dados socioeconômicos, dados das provas do exame de seleção da UFC (Vestibular) e dos Índices de Rendimento Acadêmico dos estudantes de Economia da UFC que ingressaram na universidade em 2008. Estimamos uma série de modelos econométricos, tendo como variável dependente o IRA desses alunos no primeiro,terceiro e quinto semestres do referido curso. Como variáveis explicativas foram utilizadas características socioeconômicas dos alunos, a nota final no Vestibular, além de suas notas em cada uma das provas que faziam parte do exame. Constatou-se que a nota no Vestibular possuiu significativa influência positiva sobre o índice de rendimento acadêmico dos alunos em todos os semestres analisados. Quando se substituiu essa variável explicativa pelas notas em todas as disciplinas que compunham o exame, verificou-se que a única que exerceu influência significante nos desempenhos dos estudantes em todos os semestres analisados foi a nota na prova Específica de Matemática, sendo tal influência positiva. |
Abstract: | This study aims to identify the determinants of university performance of students of Economics of Universidade Federal do Ceará (UFC), as well as such factors affect the performance of these students over graduation . It was developed through socio-economic data , testing data exam selection of UFC (Vestibular) and Academic Performance Index of Students of Economics UFC who joined the university in 2008 . Estimate a series of econometric models , where the dependent variable the IRA of these students in the first , third and fifth semesters of this course. The explanatory variables used were socioeconomic characteristics of the students , the final grade in the Vestibular , and his notes on each of the tests that were part of the exam. It was found that the note in Vestibular possessed significant positive influence on the index of academic performance in all semesters analyzed . When this variable is replaced by explanatory notes in all disciplines that made the examination , it was found that the one who exerted a significant influence on the performance of students in all semesters analyzed was the note on Specific proof of Mathematics , being such a positive influence . |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32970 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_ppmfarias.pdf | 686,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.