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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desigualdade, diversidade sociocultural e ações afirmativas: reflexão com base nas teorias marxianas sobre emancipação
Título(s) alternativo(s): Desigualdad, diversidad sociocultural y acciones afirmativas: reflexión basada en las teorías de Marx sobre la emancipación
Título em inglês: Inequality, sociocultural diversity and affirmative actions: reflection based on marxian theories on emancipation
Autor(es): Medeiros, Richelly Barbosa de
Brito, Liana
Madeira, Maria Zelma de Araújo
Palavras-chave: Desigualdade;Diversidade sociocultural;Ações afirmativas;Emancipação política
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Medeiros, R. B.; Brito, L.; Madeira, M. Z. A. (2017)
Resumo: A proposta é refletir sobre desigualdade, diversidade sociocultural e ações afirmativas, com ênfase na relação existente entre esses processos e os temas da emancipação política e da emancipação humana. A discussão sobre ações afirmativas vem ganhando destaque nas últimas décadas no campo da educação, fundamentando a defesa e a adoção de sistemas de cotas para o ingresso de estudantes oriundos de escolas públicas, indígenas, negros/as e de baixa renda em universidades estaduais e federais brasileiras. A reflexão sobre esse assunto envolve distintas análises, muitas delas divergentes sobre conceitos e categorias sociológicas que atravessam a arena das políticas sociais públicas. Adentrando essa seara, neste artigo são trabalhados alguns apontamentos na esfera do marxismo, partindo da categoria trabalho até à emergência de outros complexos sociais, tais como a desigualdade, a diversidade sociocultural e a cidadania, pautas na defesa das ações afirmativas por diferentes grupos sociais e políticos. Além disso, são tecidas reflexões acerca das alienações humanas e da necessidade de superação do capital. A investigação se caracterizou, quanto aos objetivos, como de natureza exploratória e, acerca dos procedimentos, foi embasada em revisão bibliográfica e documental, que ocorreram, sobretudo, em referenciais teóricos de aporte marxiano e por intermédio da avaliação de dados estatísticos sobre desigualdades sociais. A partir desses aspectos teórico-metodológicos, concluiu-se que as ações afirmativas são urgentes como resposta às expressões da questão social, ainda que restritas à emancipação política. Defende-se que essa reivindicação, no âmbito da cidadania, deve estar alinhada à defesa da emancipação plena de homens e mulheres.
Abstract: The proposal is to reflect on inequality, socio-cultural diversity and affirmative actions, with emphasis on the construction of this debate in relation to the themes of political emancipation and human emancipation. The discussion about affirmative actions has been gaining prominence in the last decades in the field of Education, mainly because of the defense and adoption of quota systems for admitting students from public, indigenous, black and low-income schools into Brazilian universities. The reflection on this subject involves distinctive analyzes, many of them divergent about conceptions and sociological categories that cross the arena of public social policies. On this fertile field, through this article some notes are worked on in the sphere of marxism, by starting from the category work until the emergence of other social complexes, such as inequality, sociocultural diversity and citizenship, guidelines in the defense of affirmative actions per different social groups and politicians. In addition, reflections are woven on human alienation and the need to overcome capital. The research is, focusing on its objectives, exploratory in nature and, by its procedures, was based on a bibliographical and documentary revision, which occurred mainly in theoretical references of marxian contribution and through the evaluation of statistical data on social inequalities. From these theoretical-methodological aspects, it was concluded that affirmative actions are urgent as answers to the expressions of the social question, although restricted to the political emancipation. It is argued that this claim in the field of citizenship must be aligned with the defense of the full emancipation of men and women.
Resumen: La propuesta es reflexionar sobre desigualdad, diversidad sociocultural y acciones afirmativas, con énfasis en la relación entre estos procesos y las cuestiones de emancipación política y la emancipación humana. La discusión acerca de las acciones afirmativas ha sido puesta de relieve en las últimas décadas en el campo de la educación, fundamentando la defensa y la adopción de sistemas de cuotas para la admisión de estudiantes provenientes de escuelas públicas, indígenas, negros/as y de bajos ingresos en las universidades estatales y federales brasileñas. La reflexión sobre este tema involucra diferentes análisis, muchos de ellos divergentes sobre conceptos y categorías sociológicas que cruzan el ámbito de las políticas sociales públicas. Al entrar en esta discusión, a través de este artículo, se trabajan algunas notas dentro del marxismo, desde la categoría trabajo hasta la aparición de otros complejos sociales, tales como: la desigualdad, la diversidad sociocultural y la ciudadanía, tópicos importantes en la defensa de las acciones afirmativas por parte de diferentes grupos sociales y políticos. Además, las reflexiones se tejen sobre la alienación humana y la necesidad de superar la capital. La investigación se caracteriza en que los objetivos como una naturaleza exploratoria y acerca de los procedimientos, está basada en una revisión bibliográfica y documental, que se produjo principalmente en marcos teóricos de la contribución de Marx y a través de la evaluación de los datos estadísticos sobre las desigualdades sociales. A partir de estos aspectos teóricos y metodológicos, se concluyó que la acción afirmativa es urgente, ya que las respuestas a las expresiones de los problemas sociales, aunque se limite únicamente a la emancipación política. Se argumenta que esta afirmación en el contexto de la ciudadanía debe estar alineada con la defensa de la plena emancipación de hombres y mujeres.
Descrição: MEDEIROS, Richelly Barbosa de; BRITO, Liana; MADEIRA, Maria Zelma de Araújo. Desigualdade, diversidade sociocultural e ações afirmativas: reflexão com base nas teorias marxianas sobre emancipação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 106-125, jul./dez. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32885
ISSN: 2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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