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Type: Artigo de Periódico
Title: Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará
Other Titles: Cotidiano y prácticas punitivas: un estudio sobre la mediación de conflictos en escuelas públicas de Ceará
Title in English: Daily and punitive practices: a study on mediation of conflicts in public schools of Ceará
Authors: Ramos, Katury Rayane Rodrigues
Almeida, Rosemary de Oliveira
Paiva, Irene Alves de
Keywords: Escola;Práticas punitivas;Mediação de conflitos;Educational practices
Issue Date: 2017
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: Ramos, K. R. R.; Almeida, R. O.; Paiva, I. A. (2017)
Abstract in Brazilian Portuguese: Reflexões em torno do cotidiano das escolas observadas, em que a mediação de conflitos vem sendo instaurada, demonstram que as soluções dos conflitos ainda perpassam a busca pelo disciplinamento e construção de regras. O objetivo deste artigo é trazer outras formas de visualização dos conflitos sociais escolares por meio da mediação de conflitos. O recurso de pesquisa utilizado é qualitativo com cunho exploratório descritivo, posto que sua principal finalidade é identificar como as escolas trabalham a mediação de conflitos. Os métodos qualitativos de análises utilizados foram observações do cotidiano escolar com a inserção em campo, coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com os agentes mobilizadores da proposta de mediação, professores das escolas e agentes do Estado inseridos na proposta. Este artigo parte da hipótese de que a cultura punitiva e as práticas educativas coercitivas, que caracterizam a maioria das práticas escolares, ampliam os problemas relativos à violência e a conflitos sociais no interior da escola. A construção de novos hábitos, por meio de uma ressignificação do ambiente escolar, com a inserção da mediação de conflitos, propõe uma reconfiguração das relações sociais e de um novo paradigma na escola. A escola municipal do Mar é o campo de análise. Localizada no bairro Mucuripe, na cidade de Fortaleza (CE), esta escola da rede municipal de ensino está vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME) e ao distrito II de educação. Os desafios apontam para necessidade de pensar a escola e os sujeitos escolares, pois práticas de mediação involuntárias e a intervenção técnica mediadora são os resultados da abordagem restaurativa dos conflitos.
Abstract: Reflections on the daily life of the schools observed, in which the mediation of conflicts has been established, show that solutions to conflicts still permeate the search for discipline and rulemaking. The purpose of this article is to bring other forms of visualization of school social conflicts through mediation of conflicts. The research resource used was qualitative with a descriptive exploratory character, since its main purpose is to identify how schools have worked for the mediation of conflicts. The qualitative methods of analysis used were observations of school everyday with the insertion in the field. The data were collected through semistructured interviews with the mobilizing agents of the mediation proposal, school teachers and state agents included in the proposal. This article is based on the hypothesis that punitive culture and coercive educational practices, which characterize most school practices, amplify problems related to violence and social conflicts within the school. The construction of new habits, through a re-signification of the school environment, with the insertion of conflict mediation, proposes a reconfiguration of social relations and a new paradigm in school. The municipal school of the Sea is the field of analysis, which is placed in the Mucuripe district of the city of Fortaleza (CE). This school is part of the municipal education network linked to the Municipal Department of Education (SME) and the education district II. Challenges point to the need to think about school and school subjects, since involuntary mediation practices and mediating technical intervention are the results of the conflict restorative approach.
Abstract in Spanish: Reflexiones en torno del cotidiano de las escuelas analizadas, donde la mediación de conflictos viene siendo instaurada, demuestran que las soluciones de los conflictos aún atraviesan la búsqueda por el disciplinamiento y construcciones de reglas. El objetivo de este artículo es traer otras formas de visualización de los conflictos sociales escolares a través de la mediación de conflictos. El recurso de investigación utilizado es cualitativo con cuño exploratorio descriptivo, puesto que su principal objetivo es identificar cómo las escuelas trabajan la mediación de conflictos. Los métodos cualitativos de análisis utilizados fueron observaciones del cotidiano escolar con la inserción en campo. Recolección de datos a través de entrevistas semiestructuradas con los agentes movilizadores de la propuesta de mediación, profesores de las escuelas y agentes del Estado insertados en la propuesta. Este artículo parte de la hipótesis de que la cultura punitiva y las prácticas educativas coercitivas, que caracterizan la mayoría de las prácticas escolares, amplían los problemas relativos a la violencia y los conflictos sociales dentro de la escuela. La construcción de nuevos hábitos, por medio de una resignificación del ambiente escolar, con la inserción de la mediación de conflictos, propone una reconfiguración de las relaciones sociales y de un nuevo paradigma en la escuela. La escuela municipal del Mar es el campo de análisis. Ubicada en el barrio Mucuripe de la ciudad de Fortaleza (CE) esta escuela es de la red municipal de enseñanza vinculada a la Secretaría Municipal de Educación (SME) y al distrito II de educación. Los desafíos apuntan a la necesidad de pensar la escuela y los sujetos escolares, pues prácticas de mediación involuntarias y la intervención técnica mediadora son los resultados del abordaje restaurativo de los conflictos.
Description: RAMOS, Katury Rayane Rodrigues; ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; PAIVA, Irene Alves de. Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 68-86, jul./dez. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32882
ISSN: 2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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