Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32881
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Alfabetização no Brasil: um pouco de história |
Otros títulos : | Alfabetización en Brasil: un poco de historia |
Título en inglés: | Literacy in Brazil: a little of history |
Autor : | Bordignon, Lorita Helena Campanholo Paim, Marilane Maria Wolff |
Palabras clave : | Educação Brasileira;Alfabetização;Letramento;Processo de ensino-aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | Bordignon, L. H. C.; Paim, M. M. W. (2017) |
Resumen en portugués brasileño: | Na história da educação brasileira, os conceitos e as práticas pedagógicas relacionadas à alfabetização e ao letramento passaram por várias mudanças. Acredita-se que esse fato seja decorrente dos diferentes contextos socioeconômicos, culturais e políticos que têm permeado o processo de escolarização no Brasil. Este trabalho tem como objetivo pesquisar a história da alfabetização e do letramento no Brasil a partir do século XX e apresentar, baseando-se nas contribuições teóricas de pesquisadores como Mortatti e Frago, a trajetória da alfabetização e do letramento neste país, com enfoque em diferentes abordagens metodológicas. Além disso, procurou-se realizar diálogos acerca desses importantes conceitos com Soares, Mortatti, Tfouni, Smolka, Silva, Kleiman, Mary Kato e Brian Street, estabelecendo uma aproximação entre o que tais temas compreendem e a prática escolar. É relevante conhecer e entender a trajetória da alfabetização no Brasil, a fim de identificar o que dela ainda está presente nas práticas pedagógicas atuais. Isso, também, para que os profissionais da educação diretamente envolvidos possam elaborar subsídios teóricos por meio dos quais passem a conhecer um pouco da história da alfabetização e do letramento no Brasil e, ao olhar para suas práticas pedagógicas, reconheçam que concepção de ensino da escrita permeia o processo de ensino e aprendizagem – passando, então, a compreender a relevância de alfabetizar e letrar usando conceitos distintos, porém indissociáveis. |
Abstract: | In the history of Brazilian education, the concepts and pedagogical practices related to literacy have passed by several changes. This fact may be due to the different socioeconomic, cultural and political context that has permeated the schooling process in Brazil. In this respect, this work aims to research the history of the literacy in Brazil, from the 20th century, and to present the trajectory of the literacy in that country, based on theoretical contributions of researchers as Mortatti and Frago and focusing on different methodological approaches. Besides, the concepts were dialogued with authors as Soares, Mortatti, Tfouni, Smolka, Silva, Kleiman, Mary Kato and Brian Street, by establishing an approximation between these themes and the school practice. It is relevant to know and understand the trajectory of the literacy in Brazil to identify what is still at present in the current pedagogical practices. It is also relevant for professionals of education can build theoretical subsidies with which they can learn a little about the history of the literacy in Brazil. Therefore, if they reflect on their pedagogical practices, they will be able to recognize the conception of teaching the writing process, which is also permeated by the teaching and learning processes. Consequently, they will understand the relevance of literacy using distinct but inseparable concepts. |
Resumen en español: | En la historia de la educación brasileña, los conceptos y las prácticas pedagógicas relacionadas con la alfabetización y letramento pasaron por varios cambios. Se cree que este hecho es consecuencia de los diferentes contextos socioeconómicos, culturales y políticos que han permeado el proceso de escolarización en Brasil. Este trabajo tiene como objetivo investigar la historia de la alfabetización en Brasil a partir del siglo XX y presentar, basada en las contribuciones teóricas de investigadores como Mortatti y Frago, la trayectoria de la alfabetización en ese país, con enfoque en diferentes perspectivas metodológicas. Además, se buscó realizar diálogos sobre estos importantes conceptos con Soares, Mortatti, Tfouni, Smolka, Silva, Kleiman, Mary Kato y Brian Street, estableciendo una aproximación entre lo que estos temas comprenden y la práctica escolar. Es relevante conocer y entender la trayectoria de la alfabetización en Brasil, con la finalidad de identificar lo que de ella está presente en las prácticas pedagógicas actuales. Esto, también, para que los profesionales de la educación puedan construir subsidios teóricos con los que pasen a conocer un poco de la historia de la alfabetización en Brasil y al mirar a sus prácticas pedagógicas reconozcan cuál es la concepción de enseñanza de la escritura que impregna el proceso de enseñanza y aprendizaje. Pasando entonces, a comprender la relevancia de alfabetizar usando conceptos distintos, pero indisociables. |
Descripción : | BORDIGNON, Lorita Helena Campanholo; PAIM, Marilane Maria Wolff. Alfabetização no Brasil: um pouco de história. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 51-67, jul./dez. 2017. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32881 |
ISSN : | 2526-0847 (online) 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_lhcbordignon.pdf | 258,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.