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Tipo: Tese
Título: O Movimento Estudantil nos tempos da Barbárie: A luta dos Estudantes da UECE em defesa da Universidade Pública
Título em inglês: Student movement in the era of barbarism: the struggle of UECE students in favor of public university
Autor(es): Araújo, Raquel Dias
Orientador: Jimenez, Maria Susana Vasconcelos
Coorientador: Souza Neto, Manoel Fernandes de
Palavras-chave: Movimento estudantil;Universidade pública;Luta;Luta de classes;Crise do capital;Student movement;Public university;Class struggle;Movimentos estudantis - Fortaleza(CE) - História;Estudantes universitários - Fortaleza(CE) - Atividades políticas;Universidade Estadual do Ceará - Estudantes
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: ARAÚJO, Raquel Dias. O movimento estudantil nos tempos da barbárie: a luta dos estudantes da UECE em defesa da universidade pública. 2006. 286f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.
Resumo: A pesquisa insere-se no Núcleo Trabalho e Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará e no Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Luta de Classes do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário da Universidade Estadual do Ceará - IMO/UECE. Assumiu como objetivo central investigar o papel histórico desempenhado pelo movimento estudantil - ME quanto à defesa da universidade pública, explicitando os principais determinantes econômicos e político-iedológicos do processo de privatização/mercantilização da educação superior, nas duas últimas décadas, e seus rebatimentos sobre a organização e a luta dos estudantes. Nesse sentido, elegeu como objeto específico o ME da UECE, pondo o foco o lugar ocupado pelo Centro Acadêmico - CA de Pedagogia, nesse contexto. Buscou-se, nesse trabalho, empreender uma análise crítica, à luz do referencial materialista histórico dialético, acerca da problemática da universidade pública no quadro da mais profunda crise do sistema do capital, e do papel do ME no contexto da luta de classes. Para tanto, utilizou-se de uma ampla revisão da literatura, mediante pesquisa bibliográfica; de análise de um expressivo conjunto de documentos, incluindo-se fotografias; de entrevistas abertas e semi-estruturadas junto a líderes e ex-líderes estudantis. A pesquisa resgata a trajetória histórica do ME da UECE, destacando as lutas desempenhadas em defesa do caráter público da universidade, tanto no que se refere àquelas encampadas pelo Diretório Central dos Estudantes - DCE, ao longo de suas quinze gestões, quanto àquelas implementadas pelo CA de Pedagogia, no decorrer de suas dezenove gestões, reafirmando, com base nos dados levantados, que o movimento estudantil não é coisa do passado, haja vista o seu ressurgimento após quase dez anos de refluxo, através da deflagração de uma greve geral inédita na história da UECE, que uniu o ME e o movimento sindical em prol da universidade pública.
Abstract: The research was developed within the Work and Education Section of the Graduate Program in Education of Federal University of Ceará (UFC), being, furthermore, associated to the investigative program of the Work, Education and Class Struggle Research Group of the Labor Movement Studies and Research Institute of Ceará State University (IMO/UECE). It intended to investigate the historical role performed by the student movement in defense of the public university, attempting, at the same time, to point out the main factors which account for the privatizacion and commercializacion of higher education in the last two decades, as well as the responses given by the student movement in general to such problem. The specific locus of the research was Ceará State University (UECE), and more particulary, its Pedagogy Course. The study was basead upon the marxist theoretical and methodological perspective, thus, attempting to establish the relationships between the public university tragedy and the deep, structural crisis of capital; as well as, to analyze the student movement in the context of class struggle. A thorough review of literature; an analysis of a consistent amount of documents; and open or/and semi-structured interviews applied to a number of current and former student leaders were the data collection procedures. The study drew an historical overview of UECE student movement, with greater emphansis put upon the actions undertaken in defense of public university, under the leadership of the Student Central Organization (DCE), throughout is fifteen administrative turns, and those put into effect by the Pedagogic Academic Centre (CA), in the course of its nineteen turns. The results of the study indicate that the student movement is not a thing of the past. In fact, it was brought back to life, in 2005, after nearly ten years of reflux, through a general strike, which was yet to take place at UECE, and was able to united students and labor unions in favor of the continued existence of public university.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3287
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