Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32857
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Tecendo a rede: a construção do caso clínico no atendimento institucional de jovens
Título en inglés: Weaving the net: the clinical case construction in the institucional care of young patients
Autor : Vorcaro, Angela Maria Resende
Vilela, Aline Aguiar Mendes
Rezende, Alice Oliveira
Palabras clave : Construção do caso clínico;Atendimento institucional de jovens;Aposta no sujeito;Repetição e efeito-equipe
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista de Psicologia
Citación : VORCARO, Angela Maria Resende; VILELA, Aline Aguiar Mendes; REZENDE, Alice Oliveira. Tecendo a rede: a construção do caso clínico no atendimento institucional de jovens. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 64-69, jan./jun. 2018.
Resumen en portugués brasileño: Partimos da noção freudiana (1937/2017) de “construção” para propormos uma metodologia de pesquisa-intervenção com equipes de saúde mental juvenil pautada pela singularidade do caso e pelo concernimento dos profissionais envolvidos. Introduzimos a presença de um aluno aprendiz junto à equipe dos serviços durante o período de construção do caso. Demonstraremos os efeitos da presença deste agente no caso de um jovem intitulado – “Sobre o truco! O valor de uma aposta”. As reuniões com as equipes para a construção do caso são constituídas em três tempos: “tempo de ver”, “tempo de escutar-se” e “do que resta a construir”. Buscamos ao longo deste percurso de trabalho cernir algo do impossível na construção do caso. Assim, ao termos em conta o real no seio da estrutura na qual o sujeito se engendra, procuramos iluminar o modo como as equipes concebem aquilo que se repete no caso visando a promoção de um saber concernido, o que denominamos.
Abstract: Departing from the Freudian notion (1937/1975) of “construction”, we propose a research-intervention methodology, based on the singularity of the case to the detriment of universalizing practices, to be used with mental health teams that deal with young patients. We introduce a trainee student within the staff during the period of the case construction. We shall demonstrate the effects of the presence of this agent in the construction of the case of a young patient, entitled “On efeito-equipe. truco! The value of a wager”. The meetings with the teams regarding case construction are established around three moments: “time of seeing”, “time of listening to oneself” and “that which remains to construct”. Throughout this research itinerary, we intend to discern something related to the impossible in the case construction. Thus, taking into consideration the real within the structure in which the subject is engendered, we search to cast light onto the way mental health teams conceive that which repeats itself in the clinical case, aiming the promotion of a concerned knowledge, which we name team-effect.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32857
ISSN : 2179-1740 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_amrvorcaroaamvilela.pdf276,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.