Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Ana Maria Iorio-
dc.contributor.authorCamarão, Virna do Carmo-
dc.date.accessioned2012-07-17T13:25:30Z-
dc.date.available2012-07-17T13:25:30Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationCAMARÃO, Virna do Carmo. A participação no discurso do conselho escolar. 2006. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3280-
dc.description.abstractEvery historic moment generate a new morphology in participative processes with new subjects, structures, actions, instruments and ways. In this perspective, the constitutions of collegiate organisms, that characterize participation management model, represent the emerging of new publics spaces of participation. It is in this public and representative space of the school council which it was intended to analyze the participation by the theoretical field of the discourse analysis, appropriating of the discourse in its materiality, considering itself as processes endowed with action and transformation. The research was restricted to effect of sense of the voices about participation produced by the different subjects that constitute a school council. It was approached as theoretical-methodological reference the presuppositions from Michel Pêcheux and Mikhail Bakhtin in the development of the devices of discourse analysis. This work is about a case study of a public elementary school from Fortaleza city, in which the adopted technical-methodological processes split into three steps: delimitation of the case-unit; data acquisition – through interview with council members and access to documents; analysis and interpretation theses. We conclued this work whereas the collegiate organ of school council is endowed of discursives motions, of senses that not only unsubject the representative multiples, reproducing an institutional discourse of the participation as, also, a creative, dialogico discourse, originated of an exercise politician of the popular participation. Of this making, a passage for studies in the field of pedagogy of the popular participation is suggested. Keywords: participation, representation politics, discourse analysis and school council.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectRepresentação políticapt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectRepresentation politicspt_BR
dc.subjectDiscourse analysis and school councilpt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Fortaleza(CE) - Organização e administração - Participação do cidadãopt_BR
dc.subjectDemocratização da educaçãopt_BR
dc.subjectComunidade e escola - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEducação e estado - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleA participação no discurso do conselho escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCada momento histórico gera uma nova morfologia nos processos participativos, com novos sujeitos, estruturas, ações, instrumentos e direcionamentos. Nessa perspectiva, a constituição de organismos colegiados (Conselhos Gestores de: Políticas Públicas, Fundos e Equipamentos Sociais), que caracteriza o modelo da gestão participativa, representa o surgimento, em cena, de novos espaços públicos de participação. É nesse espaço público e representativo do Conselho Escolar que se intenta analisar a participação pelo viés da discursividade, apropriando–se do discurso em sua materialidade, ou seja, considerando-o como processos dotados de ação e transformação. O tema: A participação no discurso do Conselho Escolar é uma incursão pelo campo teórico da análise do discurso. O objetivo central é analisar os efeitos de sentidos dos dizeres sobre participação produzidos pelos diferentes sujeitos que compõem o Conselho Escolar de uma escola pública do ensino fundamental do município de Fortaleza. Aborda-se como referencial teórico-metodológico os pressupostos de Michel Pêcheux e Mikhail Bakhtin no desenvolvimento dos dispositivos de análise do discurso. Quanto aos procedimentos técnico-metodológicos, este realizar-se-á mediante estudo de caso comportando três momentos: delimitação da unidade-caso, coleta de dados e analise e interpretação destes.pt_BR
dc.title.enThe participation in school council discoursept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Dis_VCCAMARAO.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.