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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cruz, Sílvia Helena Vieira | - |
dc.contributor.author | Cruz, Rosimeire Costa de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-17T13:16:59Z | - |
dc.date.available | 2012-07-17T13:16:59Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. A rotina da pré-escola na visão das professoras, das crianças e de suas famílias. 2007. 301f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3276 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.subject | Rotina | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Pais e professores - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação pré-escolar -Fortaleza(CE) - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Educação pré-escolar - estudo e ensino - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.title | A rotina da pré-escola na visão das professoras, das crianças e de suas famílias | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa está vinculada a uma proposta maior de trabalho que envolve investigação e desenvolvimento profissional em contextos de Educação Infantil, visando promover a qualidade dessa primeira etapa da educação básica em parceria com os profissionais que nela atuam. Seu interesse específico diz respeito ao uso do tempo e do espaço na organização das experiências educativas, ou seja, a rotina da instituição. Nesse sentido, seu objetivo geral é analisar as percepções das professoras, das crianças e de suas famílias acerca da rotina na pré-escola e dos fatores que presidem a sua organização. Trata-se duma pesquisa qualitativa – estudo de caso do tipo etnográfico – realizada em 2004, numa instituição pública de Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza que atende, também, crianças em idade de 4 a 6 anos. O trabalho de campo combinou diferentes instrumentos de coleta de dados: observação participante, entrevista, questionário e análise de documentos. A análise das informações coletadas foi subsidiada por contribuições das teorias sócio-interacionistas (PIAGET, 1975, 1978a, 1978b, 1986; WALLON, 1981, 1989, 1995; VYGOTSY 1989a, 1989b, 1996) para a concretização da intencionalidade educativa de creches e de pré-escolas e para a efetivação de uma Pedagogia para a Infância (ROCHA, 1997, 2002; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2007, 2001; ZABALZA, 1998). A escuta das professoras constatou que: dos componentes que constituem a rotina, apenas a “tarefa” é compreendida como pedagógica; a sala de aula é o espaço físico concebido como privilegiado para o desenvolvimento das atividades e para as aprendizagens das crianças; com exceção da ampliação do tempo destinado à “tarefa”, a rotina não precisa de alterações, pois todos, notadamente as crianças, estão satisfeitos com ela. Na perspectiva das famílias, o item preferido da rotina é a “tarefa”, principalmente aquela que envolve escrita e leitura; a sala de aula é o local mais apropriado para as crianças aprenderem; a redução do tempo destinado à brincadeira em benefício da “tarefa” tornaria a rotina ainda melhor. Para as crianças, a rotina é marcada pela repetição da mesma atividade (“tarefa”) da qual não gostam; realiza-se na “sala da professora”; para ficar “legal” precisa incluir a brincadeira. A comparação das falas destes sujeitos aponta muita semelhança entre o que pensam pais e professoras acerca das crianças, da Educação Infantil, do papel de seus três principais atores e da rotina. No entanto, é grande a diferença entre as opiniões dos adultos e das crianças sobre a escola e as atividades aí desenvolvidas. Considerando que as concepções partilhadas pelos adultos têm função produtiva no trabalho pedagógico desenvolvido na instituição, identificá-las, compreendê-las e torná-las objeto de reflexão por todos os envolvidos na educação e no cuidado das crianças constituem passos importantes e necessários à renovação da rotina posta em prática. A valorização dos conhecimentos, dos sentimentos e das aspirações de seus diferentes sujeitos - professoras, famílias e crianças - é outro aspecto imprescindível à construção de uma Educação Infantil de qualidade a fim de que creches e pré-escolas possam realmente se constituir em cenário de aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar para todos que nelas convivem. | pt_BR |
dc.title.en | The routine of the pré-escola in the vision of the teachers, the children and its families | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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