Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTherrien, Jacques-
dc.contributor.authorSouza, Vinícios Rocha de-
dc.date.accessioned2012-07-17T12:54:29Z-
dc.date.available2012-07-17T12:54:29Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSOUZA, Vinícios Rocha de. Racionalidade e trabalho pedagógico nos estágios curriculares em cursos de licenciatura da UFC: o que acontece na prática?. 2008. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3273-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEstudante Universitáriopt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectAtitude dos Estudantespt_BR
dc.subjectProfessor Universitáriopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas – Estudo e ensino(Estágio)pt_BR
dc.subjectLiteratura – Estudo e ensino(Estágio)pt_BR
dc.subjectGeografia – Estudo e ensino(Estágio)pt_BR
dc.titleRacionalidade e trabalho pedagógico nos estágios curriculares em Cursos de Licenciatura da UFC: o que acontece na prática?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse estudo teve como objetivo geral compreender as razões que dão sustentabilidade ao trabalho pedagógico realizado por professores/as da Universidade e das escolas junto a estudantes-estagiários durante as disciplinas de estágio curricular em cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará - UFC. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. No total foram pesquisados dois Centros de formação de professores: O Centro de Humanidades e o Centro de Ciências, considerando como espaço de pesquisa os cursos de Letras e de Geografia. Os sujeitos da pesquisas foram quatro professores universitários (dois de cada um dos cursos mencionados), quatro estudantes de graduação matriculados na disciplina de estágio (dois de cada um dos cursos mencionados), e dois professores de escolas públicas do município de Fortaleza. Foi utilizado como instrumento de coleta da pesquisa a análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. As constatações desse estudo nos levaram a concluir que a análise do trabalho pedagógico, a partir dos seus interlocutores (professores e estudantes), aponta para a constatação de que o trabalho desenvolvido pelos atores da pesquisa em estágio pauta-se por intencionalidades estruturadas num saber de experiência, situado nos limites de uma leitura interpretativa da compreensão de mundo pessoal e profissional dos envolvidos, não havendo uma unidade ampla de pensamento por cursos ou categorias profissionais (professores) ou estagiários. Os saberes de formação e as concepções pré-estabelecidas (principalmente as teóricas) dos envolvidos no trabalho com o cotidiano educativo vão se reestruturando no processo de interação e originando novas práticas quase sempre situadas num entendimento ou juízo de valor acerca da melhor ação. Considera-se por um lado a emergência de uma razão comunicativa, alicerçada no predomínio de uma ação pautada no entendimento e em fins coletivos; e, em contrapartida, situações em que a racionalidade utilizada é a instrumental, por meio da qual nossos personagens representam o mundo exclusivamente em função de sua visão pessoal e de forma monológica.pt_BR
dc.title.enRationality the pedagogical work in the internship disciplines of the bachelor degrees at the Federal University of Ceará: What the happens in the practical one?pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_Dis_VRSOUZA.pdf950,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.