Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Maria Juraci Maia-
dc.contributor.authorMello, Valéria Maria Sampaio-
dc.date.accessioned2012-07-17T12:51:18Z-
dc.date.available2012-07-17T12:51:18Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationMELLO, Valéria Maria Sampaio. Intervenção e influência norte-americana sobre a cultura e educação japonesa e brasileira no pós-segunda guerra mundial: o despertar da memória pela oralidade. 2006. 247f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3271-
dc.description.abstractThis study is about the cultural and educational reform which happened in Japan after the World War II, in comparison to the Brazilian experience, at the same time, i.e. it is about the impact this has caused to Japan, when of the occupation of the armed forces by the Americans, as well as the cultural influence Brazil has gone through, more specifically the city of Fortaleza, both the country and the city have been under direct influence by the North Americans at the same time. The objective of the period chosen is to trace back the threads that wove the individual formation proposition of niponic nationality in the years that followed the W W II. Special emphasis was given to the way the people of the time, who have lived this reform implemented in Japan under military occupation, as well as to the rebuilding of the cultural atmosphere lived in Fortaleza then, in relation to the North American hegemony. This research is based on historiographic, journalistic and oral resources, to place us in the historical period. It highlights the memory of the people who have lived this specific period in order to compare accounts and remembrances to establish connections between the historiographic material and the empirical evidences. This study shows the historical moment in which both the Japanese and Brazilian cultures have assimilated some values based in Western material capitalism, through the consumption and “way of life” of the United States of America to the detriment of their own spiritual and cultural values. This confrontation between Japan and Brazil have brought to the surface some distinct traditions and historical costumes and it is limited to the understanding of the cultural changes which have happened in the two countries under the influence of the North America, which are expressed here amidst the evidences of the strong emotional impact they have caused in our Japanese witnesses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEstudo comparadopt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectCompared studypt_BR
dc.subjectJapão - Civilização - Influências americanaspt_BR
dc.subjectBrasil - Civilização - Influências americanaspt_BR
dc.subjectEducação - Japão - História - 1945pt_BR
dc.subjectEducação - Brasil - História - 1945pt_BR
dc.subjectGuerra mundial - 1939-1945pt_BR
dc.subjectHistória social - 1945pt_BR
dc.titleIntervenção e influência norte-americana sobre a cultura e educação japonesa e brasileira no Pós-Segunda Guerra Mundial: o despertar da memória pela oralidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo trata da reforma educacional e cultural ocorrida no Japão, no pós-Segunda Guerra Mundial, numa perspectiva comparada em relação à experiência brasileira, no mesmo recorte temporal, ou seja, incide sobre o impacto que causou ao Japão, sob a ocupação das Forças Aliadas representadas pelos EEUU, ao mesmo tempo em que se preocupa com a influência cultural sobre o Brasil e, mais especificamente, Fortaleza, como país e cidade situados sob a área de influência direta daquele País norte-americano. A atenção ao período escolhido tem o intuito de rastrear os fios que teceram a proposta de formação do indivíduo de nacionalidade nipônica nos anos que se seguem ao fim da Segunda Guerra Mundial, com ênfase especial na busca de entendimento sobre o modo como a receberam aqueles que vivenciaram a reforma implementada no Japão, sob ocupação militar, assim como reconstituir a atmosfera cultural vivida então, em Fortaleza, em relação à hegemonia dos norte-americanos. A pesquisa tem apoio em fontes historiográficas, jornalísticas e orais, para situar a autora em relação à problemática histórica enfocada, com destaque para a memória narrada por pessoas que vivenciaram o período em estudo, a fim de comparar relatos e lembranças, e estabelecer conexões entre o material historiográfico e as evidências empíricas. O estudo mostra o momento histórico em que a cultura, tanto no Japão quanto no Brasil, introjetou valores calcados em símbolos materiais do capitalismo ocidental, por meio do consumo e do “way of life” dos Estados Unidos da América, em detrimento de valores espirituais e culturais próprios. Este confronto entre o Japão e o Brasil trouxe à tona tradições e costumes históricos distintos, limitando-se este estudo ao entendimento das mudanças culturais ocorridas nos dois países sob a intervenção e a ascendência dos EEUU, as quais são aqui expressas em meio às evidências do forte impacto sentimental que causaram em nossos depoentes japoneses.pt_BR
dc.title.enNorth-American Intervention and influency on Japanese and Brasilian Culture and Education in Post II World War - Memory by oralitypt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Tese_VMMELLO.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.