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Tipo: Dissertação
Título: Manhas e artimanhas da ficção em Juarez Barroso
Autor(es): Landim, Amélia Soares de Almeida
Orientador: Tavares Júnior, Luiz
Palavras-chave: Literatura Cearense;Literatura Brasileira;Processo criativo;Cultura popular
Data do documento: 2000
Citação: LANDIM, Amélia Soares de Almeida. Manhas e artimanhas da ficção em Juarez Barroso. 2000. 243f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Letras, Fortaleza (CE), 2000.
Resumo: Esta dissertação estuda a ficção de Juarez Barroso (1934-1976), escritor cearense que se destacou no cenário literário brasileiro, com seus livros de contos, Mundinha Panchico e o resto do pessoal (1969) e Joaquinho Gato (1976), e o romance Doutora Isa (1978). Inicialmente, detectamos sua posição no panorama literário cearense e nacional, buscando as razões pelas quais sua obra ficou tanto tempo à margem, após sua morte, sem reedições e sem estudos critico-analíticos de maior importância. Em seguida, analisamos o seu processo criativo. Vimos que o real é a matéria-prima de sua literatura e que, com artificios peculiares, manhas e artimanhas da ficção, ele sabe alterá-Io convenientemente. Há, ainda, o estudo de algumas singularidades de seu processo criativo. Tratamos da cultura popular que envolve oralidade, farmacopéia, costumes, superstições, onomatopéias, repetições, comparações, expressões regionais e aspectos fonéticos utilizados. Sistematizamos os critérios utilizados para a nomeação das personagens e constatamos, através das alusões e outras referências, que a obra em estudo está carregada de outros textos. A pesquisa revelou um escritor comprometido com sua época, com sua cultura, daí serem seus temas, acima de tudo, de conteúdo humano.
Résumé: Ce mémoire de maítrise étudie l'oeuvre de fiction de Juarez Barroso (1934-1976), écrivain cearense' qui s'est fait connu dans le milieu littéraire brésilien, avec ses livres de contes: Mundinha Panchico e o resto do pessoal (1969) e Joaquinho Gato (1976), et le roman Doutora Isa (1978). Dans un premier moment, nous avons détecté sa position dans le panorama littéraire cearense et national, en cherchant les raisons par lequelles, son oeuvre est restée longtemps de côté, aprês sa mort, sans des rééditions et sans des études critiques et analytiques d'importance. Ensuite, nous avons analysé son procédé créatif. Nous avons vu que le réel est Ia matiêre premiêre de sa création littéraire et il sait altérer le réel convenablement, avec des artifices particuliers, des astuces et des ruses de Ia fiction. Il y a encore, I'étude de quelques singularités de son procédé créatif. Nous nous sommes occupés de Ia culture populaire, qui comprend: le langage parlé, Ia pharmacopée, les habitudes, les superstitions, les onomatopées, les répétitions, les comparaisons, les expressions régionales et les aspects phonétiques employés. Nous avons systématisé les critêres employés pour Ia dénomination des personnages et nous avons constaté à travers des allusions et d'autres références, que l'oeuvre, ici étudiée est pleine d'autres textes. La recherche a révélé un écrivain engagé dans son époque, sa culture. C' est pourquoi ses thémes sont surtout de contenu humain.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32689
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