Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32640
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Problematizações constituintes da juventude estudantil contemporânea
Título em inglês: Constituents problematizations of contemporary student youth
Autor(es): Fernandes, Dorgival Gonçalves
Palavras-chave: Jovens estudantes;Discurso acadêmico;Escola;Processos de constituição;Michel Foucault
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: Fernandes, D. G. (2017)
Resumo: Neste artigo, a partir de mapeamento sobre a produção acadêmica acerca da juventude estudantil brasileira na contemporaneidade publicada em periódicos nacionais, buscamos compreender o processo de constituição da juventude estudantil por meio do discurso acadêmico. Em tal discurso, majoritariamente referente a estudantes de escolas públicas, analisamos os temas e as problematizações enunciados sobre a juventude estudantil, entendendo, a partir do pensamento de Michel Foucault, que a prática discursiva constitui o objeto sobre o qual fala. Os temas enunciados e problematizados pelo discurso acadêmico na constituição da juventude estudantil como condição e lugar de sujeito, são: Juventude, escola e escolarização; Juventude, educação e mídias; Juventude, educação e trabalho; Juventude e educação não-formal; Juventude, educação e violência; Educação e jovens em conflito com a lei; Juventude, educação e sexualidade e Educação e protagonismo juvenil. Tais temas, no processo de constituição referido são postos no discurso acadêmico em situação de complementaridade e interdependência. Segundo os discursos analisados, a juventude estudantil é constituída a partir de um lugar de sujeito inferiorizado na escola, e nesta, luta pela conquista de respeito e autonomia enquanto sujeito discente, pelo reconhecimento das suas necessidades e demandas específicas no que se refere à aprendizagem escolar, bem como pela valorização da cultura juvenil e da sua condição de jovem nessa instituição. Para a maioria dos jovens estudantes, a escola se configura como lugar de tensão e conflitos. Assim, a constituição da juventude estudantil é pautada por tensão e conflitos, principalmente quanto à disciplinarização imposta pela escola e a autonomia desejada pelos jovens estudantes.
Abstract: In this article, from mapping of the academic production about the Brazilian student youth in contemporary published in national journals, we aim to understand the formation process of student youth through academic discourse. In this discourse, mostly related to public school students, we analyze the listed issues and questioning about the student youth, understanding, from the thinking of Michel Foucault, that the discursive practice constitutes the object of this own speech. The themes enunciated and problematized by the academic discourse in the constitution of the student youth as condition and place of subject, are: Youth, school and schooling; Youth, education and media; Youth, education and work; Youth and non-formal education; Youth, education and violence; Education and youth in conflict with the law; Youth, education and sexuality and Education and youth protagonism. Such themes, in the process of constitution referred to are placed in the academic discourse in a situation of complementarity and interdependence. According to the analyzed speeches, the student youth is constituted since a place of lessen subject at school, and in there, struggle for respect and autonomy as fellow students, for the recognition of their specific needs and demands in regard to school learning, as well as to the appreciation of youth culture and their young condition in that institution. For most young students, the school is set up as a place of tension and conflict. Therefore, the formation of student youth is marked by tension and conflicts, especially regarding the disciplining imposed by the school and the desired autonomy among students.
Descrição: FERNANDES, Dorgival Gonçalves. Problematizações constituintes da juventude estudantil contemporânea. Revista Dialectus, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 29-49, ago./dez. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32640
ISSN: 2317-2010 (online)
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_dgfernandes.pdf451,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.