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Tipo: Dissertação
Título: Estudo comparativo dos níveis de expectativa e de satisfação com a interiorização do Instituto Federal do Ceará nos campi dos municípios de Aracati, Canindé e Sobral na perspectiva dos discentes.
Autor(es): Fonseca, Heloisa Helena Medeiros da
Orientador: Alexandre, João Welliandre Carneiro
Palavras-chave: Política de expansão;Acesso à educação superior;Interiorização;Grau de expectativa;Grau de satisfação
Data do documento: 2018
Citação: FONSECA, Heloisa Helena Medeiros. Fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam a permanência dos alunos do curso em tecnologia em hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará com base na teoria da autodeterminação. 2018.142f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: O acesso ao ensino superior no Brasil era privilégio de poucos. O Plano Nacional de Educação (PNE) 2001- 2010, assim como o PNE 2011-2020 trazem em suas diretrizes a indicação de que um forte sistema de educação superior é o elemento propulsor do desenvolvimento e da independência de um país. Esses planos estabeleceram uma política de expansão para diminuir as desigualdades de oferta, sem renúncia da qualidade no ensino. A Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que cria os Institutos Federais (IF), estabelece uma das políticas de expansão para atender a demanda por educação superior nas capitais e no interior do país. Esse estudo, classificado como uma pesquisa aplicada, de abordagem quantitativa e com fins exploratório e descritivo, tem como objetivo geral investigar o grau de expectativa e de satisfação dos discentes com os efeitos que a política de expansão promoveu quando da interiorização do IFCE nos campi de Aracati, Canindé e Sobral, cidades do Ceará. A escolha dos campi se deu atendendo a critérios de data de criação, cursos ofertados e situação da cidade quanto à educação superior. O universo da pesquisa é representado pelos 1.677 discentes matriculados nos cursos de graduação dos campi em estudo e o tamanho da amostra foi calculado em 301 discentes. Como ferramenta de coleta de dados utilizou-se um questionário adaptado do modelo de Schleich, Polydoro e Santos (2006), o qual é estruturado em quatro dimensões: o acadêmico, o institucional, a política de expansão e a perspectiva de futuro. Através delas serão mensurados o grau de expectativa e de satisfação dos discentes dos cursos de graduação ofertados nos campi já referidos. Para a coleta dos resultados, foram realizadas análise exploratória de dados e inferência estatística, mediante o teste de hipóteses não-paramétricos (Wilcoxon e Kruskal-Wallis). Os resultados obtidos mostram que o grau de expectativa dos respondentes é maior que o de satisfação em todas as dimensões, no entanto, a satisfação alcançou o grau satisfatório na média global. A pesquisa revelou ainda diferença de resultados entre os campi: o de Canindé apresentou índice mais elevado de expectativa e o de Sobral, maior satisfação. Apesar de a Dimensão Expansão ter apresentado as médias mais baixas de satisfação, o primeiro item dessa dimensão, Quanto à criação do campus em sua cidade, a satisfação obteve média mais alta que a expectativa nos três campi. Com este estudo, conclui-se que a política de expansão da educação superior, embora não tenha atendido às expectativas como esperado, obteve o grau satisfatório no atributo satisfação do discente, levando em conta o acesso ao ensino superior na região em que reside.
Abstract: In Brazil, the access to higher education was the privilege of a few. The National Education Plan (PNE) 2001-2010, and the PNE 2011-2020, have in their guidelines the indication that a strong system of higher education is the main factor for the development and independence of a country. These plans established a policy of expansion to reduce inequalities of offer without renouncing quality in education. The Law 11,892 of December 29, 2008, which create the Federal Institutes (FI) establishes one of the expansion policies in order to meet the demand for higher education in the capitals and in the country interior. This study is classified as an applied research, with a quantitative approach and for exploratory and descriptive purposes, its general objective is to investigate the degree of expectation and satisfaction with the effects that the expansion policy promoted with the interiorization of the IFCE in the campuses of the cities of Aracati, Canindé and Sobral in the perspective of the students. The choice of campuses was based on the criterion: date of creation, courses offered and the situation of the city in relation to higher education. The research universe is represented by the 1,677 students enrolled in undergraduate courses of the analyzed campuses and the sample size was calculated in 301 students. The data collection tool uses a questionnaire adapted from the model of Schleich, Polydoro and Santos (2006), structured in four dimensions: the academic, the institutional, the expansion policy and the perspective of future where will be measured the expectation and satisfaction of the undergraduate students of the campuses of Aracati, Canindé and Sobral. In the analysis of the results was applied exploratory data analysis and statistical inference, through the test of non-parametric hypotheses (Wilcoxon and Kruskal-Wallis). The results show that the degree of expectation of respondents in all dimensions is greater than that of satisfaction, however, in the global average satisfaction reached a satisfactory degree. The survey also revealed a difference of results among campuses, where the Canindé campus had the highest expectation index and the Sobral campus had the highest satisfaction rate. The Expansion Dimension presented the lowest satisfaction means, however, the first item of this dimension: as for the creation of the campus in its city, the satisfaction obtained a higher average than the expectation in the three campuses. This study concludes that the policy of expansion of higher education, although did not meet the expectations, obtained a satisfactory degree in the attribute of the student's satisfaction with regard to access to higher education in the region where he resides.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32597
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