Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32535
Tipo: | TCC |
Título : | Análise de políticas tarifárias do transporte público do município de Fortaleza sob a ótica da elasticidade demanda-tarifa |
Autor : | Barreto, Francisco Edson Pinto |
Tutor: | Callado, Marcelo de Castro |
Palabras clave : | Politica de Preços;Transporte público - Taxas - Fortaleza (CE);Oferta e procura |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | BARRETO, Francisco Edson Pinto. Análise de políticas tarifárias do transporte público do município de Fortaleza sob a ótica da elasticidade demanda-tarifa. 2013. 48. f TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | A discriminação de preços dá ao monopolista benefício na obtenção de receita, porém no caso do transporte coletivo público urbano que funciona através de concessões públicas para o gerenciamento do referido serviço, as perspectivas de benefícios abrange também os usuários. Esse trabalho teve como objetivo, através de bibliografia disponível, analisar as práticas de segmentação de preços no transporte coletivo urbano de Fortaleza. O destaque foi dado à hora social e a tarifa social, pois são as principais. Buscou-se investigar, com o uso da elasticidade demanda-tarifa, como essas políticas influenciaram na demanda dos usuários por esse serviço. Após o estudo descobriu-se que a tarifa social teve papel importante no aumento de usuários de ônibus, principalmente aos domingos, e que a demanda por ônibus se mostra bem mais sensível às oscilações de tarifas aos domingos do que em dias úteis. A elasticidade demanda-tarifa do aumento tarifário de março de 2011 teve um valor modular menor que a elasticidade demanda-tarifa do aumento tarifário de maio de 2009, implicando que houve influencia da hora social para que isso ocorresse. A demanda de usuários por ônibus se caracterizou por serem inelásticas, porém aos domingos o valor da elasticidade se aproxima da unidade 1. |
Abstract: | Price discrimination gives the monopolistic benefit in gaining revenue, but in the case of urban public transportation that works through public concessions for the management of that service, the prospects for benefits also covers users. This study aimed, through available literature, analyze price segmentation practices in urban transportation of Fortaleza. The emphasis was given to the social hour and the social tariff, as they are the main ones. We sought to investigate, using the rate-elasticity demand, how these policies influenced the user demand for this service. After the study it was founded that the social tariff played a major role in the increase of bus users, especially on Sundays, and that the demand for buses show up much more sensitive to fluctuations in rates on Sundays than on weekdays. The elasticity of demand-rate tariff increase of March 2011 had a value less than the modular elasticity of demand-rate tariff increase from May 2009, implying that there were influenced of the social hour for that to happen. The demand for bus users is characterized by inelastic, but on Sundays the value of the elasticity approaches unity 1. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32535 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_fepbarreto.pdf | 510,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.