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dc.contributor.authorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.date.accessioned2018-06-04T18:45:44Z-
dc.date.available2018-06-04T18:45:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationRibeiro, L. T. F. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32517-
dc.descriptionRIBEIRO, Luís Távora Furtado. Formação de professores: a questão da inclusão de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 105-116, out./dez. 2013.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the results of a schooling program, offered by the Ceará State Education Department, with the objective to facilitate the entrance of young people from a neighborhood in Fortaleza which presents high levelsof unemployment, violence, and drugs, into the University. Analyzing the research data on this experience, we discuss problems in Brazilian education, related with the inclusion of young people who are out of school and labor market, aiming at real social insertion into the educational and cultural processes. Based on popular education and Paulo Freire’s thoughts, we defend teachers formation in an educative context that values the cooperation and collective construction of knowledge involving teachers, monitors, and students, as subjects of educative actions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEducar em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.titleFormação de professores: a questão da inclusão de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalhopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa os resultados de um programa de escolarização em nível supletivo ofertado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, cujo objetivo visa facilitar o ingresso no ensino superior de jovens moradores de um bairro de Fortaleza, com população que apresenta alto índice de desemprego, violência e consumo de drogas. A partir da análise de dados de pesquisa sobre essa experiência, discutem-se problemas da Educação Brasileira relacionados à inclusão de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho, visando sua inserção social em processos educativos e culturais. Com base no pensamento de Paulo Freire e da educação popular, defende-se a formação de professores num contexto educativo que valorize a cooperação e a construção coletiva de conhecimentos envolvendo docentes, monitores e alunos como sujeitos da ação educativa.pt_BR
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