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dc.contributor.authorFeitosa, Raphael Alves-
dc.contributor.authorDias, Ana Maria Iorio-
dc.date.accessioned2018-06-04T15:14:25Z-
dc.date.available2018-06-04T15:14:25Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFEITOSA, Raphael Alves; DIAS, Ana Maria Iorio. Interdisciplinaridade no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Tempos e espaço em Educação, São Cristovam, v. 8, n.16, p. 137-150, maio/ago. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2358-1425-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32503-
dc.description.abstractThis article analyzes the curriculum practices of a graduation course in Biological Sciences, for teacher´s educacion, at Universidade Federal do Ceará (UFC) and their implications for teacher educacion, focusing more specifically the aspects that concern interdisciplinarity. The course has a list of five disciplines called ‘Instrumentalização’, two for the study of science and three for science education, which aim to address the specific contents of biology and translate them into the theme of education through an interdisciplinary approach. Using as methodological approach the Case Study, it was observed that interdisciplinarity appear formally in the course of the project, and also in the form of curriculum in action at ‘Instrumentalizações’. Thus, the group of social actors of course investigated believes it is possible to make a interdisciplinarity within the course of the field itself.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Tempos e espaço em Educação-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectIntradisciplinaridadept_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo analisa as práticas curriculares do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e suas implicações para a formação docente, focando, mais especificamente aos aspectos que tangem a interdisciplinaridade. O curso conta com um rol de cinco disciplinas chamadas de ‘Instrumentalização’, sendo duas para o estudo da ciência e três para o ensino de ciências, as quais visam abordar os conteúdos específicos da Biologia e transpô-los para o ensino da temática através de uma abordagem interdisciplinar. Utilizando como percurso metodológico o Estudo de Caso, observou-se que a interdisciplinaridade aparece formalmente no projeto do curso, e também na forma de currículo em ação nas ‘Instrumentalizações’. Destarte, o grupo de atores sociais do curso investigado acredita que é possível fazer uma interdisciplinaridade dentro do próprio campo do curso.pt_BR
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