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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, Roseli Barros-
dc.contributor.authorQuiroga, Laura Lucía Careaga-
dc.date.accessioned2018-05-30T19:19:55Z-
dc.date.available2018-05-30T19:19:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationQUIROGA, Laura Lucía Careaga. Uma leitura sobre a construção do personagem mendigo em três contos brasileiros contemporâneos. 2018. 125f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32442-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMendigopt_BR
dc.subjectContos Contemporâneospt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectContos Brasileirospt_BR
dc.subjectPersonagens e característicaspt_BR
dc.titleUma leitura sobre a construção do personagem mendigo em três contos brasileiros contemporâneospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho se propõe a analisar e comparar os contos “Os olhos dos pobres” (2016) de Julián Fuks, “Recortes de Hannah” (2016), de Cristhiano Aguiar e “A exata distância da vulva ao coração” (2014), de Marçal Aquino. Esses são contos de autores contemporâneos brasileiros, publicados pelas editoras Malha Fina Cartonera, Mariposa Cartonera e pela revista de circulação on-line Galerías.Cuadernos de Traducción, respetivamente. A perspectiva adotada segue a proposta crítica de Josefina Ludmer (2010), que procura chamar a atenção para as mudanças no estatuto da literatura, especificamente a partir dos anos 2000. No primeiro Capítulo apresentam-se as particularidades das edições em relação ao contexto do mercado editorial – global e local – atual. O apoio teórico para isto é de Schiffrin (2006), Darton (2009), Muniz Jr. (2016), Bilbija e Carabajal (2009) entre outros. No segundo Capítulo é abordado o problema central da pesquisa: a construção do personagem mendigo e suas relações com os outros personagens, de posições sociais favorecidas. Recorre-se a Candido (1964), Hamon (1972), Pellegrini (2012), Dalcastagnè (2003, 2005), Geremek (1995), dentre outros. No terceiro Capítulo vincula-se a análise dos personagens com a espacialidade: a configuração da cidade. O âmbito teórico é de Brandão (2005), Gomes (1994), Bourdieu (2013). A hipótese de leitura que sustenta este trabalho considera que a realidade que os contos fabricam (LUDMER, 2010) visibiliza, nos três casos, relações sociais desiguais que se encontram naturalizadas entre os personagens. Mas a construção destes últimos e da cidade, através das quais a visibilização é atingida, aparece como singular em cada conto. Aborda-se a noção de singularidade, assim como a de “ fábrica de realidade” a partir da leitura das transformações do realismo na literatura contemporânea, seguindo Pellegrini (2012), Speranza (2001, 2005), Contreras (2006, 2013), Kohan (2005). Este debate, por sua vez, aprofunda-se no Apêndice.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo se propone analizar y comparar los cuentos “Os olhos dos pobres” (2016) de Julián Fuks, “Recortes de Hannah” (2016), de Cristhiano Aguiar y “A exata distância da vulva ao coração” (2014), de Marçal Aquino. Se trata de cuentos de autores contemporâneos brasileros, publicados por las editoras Mariposa Cartonera, Malha Fina Cartonera y por la revista de circulación online Galerías.Cuadernos de Traducción. La perspectiva adoptada sigue la propuesta crítica de Josefina Ludmer (2010), quien procura llamar la atención hacia las transformaciones en el estatuto de la literatura, específicamente a partir de los años 2000. En el primer Capítulo se presentan las particularidades de las ediciones en relación al contexto del mercado editorial –global y local- actual. El apoyo teórico es de Schiffrin (2006), Darton (2009), Muniz Jr. (2016), entre otros. En el segundo Capítulo se aborda el problema central de la investigación: la construcción del personaje mendigo y sus relaciones con los otros personajes, de posiciones sociales favorecidas. Para esto se recurre a Candido (1964), Hamon (1972), Dalcastagnè (2003, 2005), Geremek (1995), entre otros. En el tercer Capítulo, se vincula la construcción de los personajes con la espacialidad: la configuración de la ciudad. El apoyo teórico es de Brandão (2005), Gomes (1994), Bourdieu (2013). La hipótesis de lectura que conduce este trabajo considera que la realidad que los cuentos fabrican (LUDMER, 2010) visibiliza, en los tres casos, relaciones sociales desiguales que se encuentran naturalizadas. Pero la construcción de los personajes y de la ciudad a través de las cuales esta realidad es fabricada aparece como singular en cada cuento. Se aborda esta noción de singularidad, así como la de “fábrica de realidad” a partir de la lectura de las transformaciones del realismo en la literatura contemporánea, siguiendo a Pellegrini (2012), Speranza (2001,2005), entre otros. Este debate es profundizado en el Apéndice.pt_BR
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