Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leite, Raimundo Hélio | - |
dc.contributor.author | Maia, José Leudo | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-13T11:49:37Z | - |
dc.date.available | 2012-07-13T11:49:37Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, José Leudo. Uso da Teoria Clássica dos Testes – TCT e da Teoria de Resposta ao Item – TRI na avaliação da qualidade métrica de testes de seleção. 2009. 325f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3235 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Teoria Clássica dos Testes (TCT) | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Resposta ao Item (TRI) | pt_BR |
dc.subject | Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF) | pt_BR |
dc.subject | Classical Test Theory – (CTT) | pt_BR |
dc.subject | Item Response Theory – (IRT) | pt_BR |
dc.subject | Differential of the Items Functioning (DIF) | pt_BR |
dc.subject | Universidade Estadual do Ceará - Vestibular | pt_BR |
dc.subject | Testes e medidas educacionais - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.title | Uso da Teoria Clássica dos Testes – TCT e da Teoria de Resposta ao Item – TRI na avaliação da qualidade métrica de testes de seleção | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | sse trabalho doutoral tem como proposta fazer uso da Teoria Clássica dos Testes – TCT e da Teoria de Resposta ao Item – TRI como instrumentos na avaliação da qualidade métrica de testes de seleção, sob quatro aspectos de investigação: Análise da Validez do Construto; Análise Psicométrica dos Itens; Funcionamento Diferencial dos Itens – DIF; e Função de Informação. Para tanto, foram utilizados dados dos resultados das provas de Português e Matemática do concurso vestibular da Universidade Estadual do Estado do Ceará – UECE, de 2007, em que participaram 20.016 candidatos a 38 Cursos de Graduação, somente na Capital do Estado. Para o tratamento desses dados, foram utilizados os seguintes softwares: SPSS, v15; BILOG-MG, v3.0; MULTILOG FOR WINDOWS, v1.0; e o TESTFACT v4.0. A primeira providência foi verificar a dimensionaidade dessas provas. Para tanto se utilizou o Método de Kaiser-Guttman, Scree-plot, e o Método das Cargas Fatoriais e das Comunalidades da Matriz de Fatores. A constatação foi de que a prova de Português apresentava características multidimensionais, sendo, portanto, descartada, por não atender aos pressupostos básicos da Unidimensionalidade e Independência Local dos Itens. A prova de Matemática, no entanto, por apresentar comportamento unidimensional, se tornou o foco deste trabalho. A análise da Validez do Construto foi realizada por meio dos coeficientes Alpha de Cronbach e Kuder-Richardson, tendo gerado valores iguais a 0,685, além da utilização, também, do método das Cargas Fatoriais, com cargas entre 0,837 e 0,960, indicando intensa consistência interna. A análise psicométrica dos itens foi realizada por meio dos índices de dificuldade, discriminação e acerto ao acaso, para ambas as teorias, indicando ser essa uma prova de dificuldade mediana, com bom comportamento discriminativo e baixo índice de acerto ao acaso. A análise do DIF foi realizada, segundo o gênero dos candidatos, pelos métodos Delta-plot, Maentel-Haenszel, Regressão Logística e Comparação dos Betas, indicando resultados estatísticamente não significativos, no que se concluiu não apresentar, a prova, comportamento diferenciado, segundo o gênero. A análise da Função de Informação da prova permitiu se observar que esta é particularmente válida para candidatos com aptidão em torno de 0,8750 e que, a um nível de confiança de 95%, 49,3% dos candidatos atenderiam a essa indicação. Observou-se também que 90,6% dos candidatos, em ambos os processos, apresentaram o mesmo nível de aptidão, indicando uma convergência bastante razoável entre os resultados gerados pela TCT e TRI, no entanto, no estudo amostral, a TRI identificou que 9,4% dos candidatos apresentaram maior aptidão para a realização de um curso superior que os selecionados pela TCT. | pt_BR |
dc.title.en | Uso da Teoria Clássica dos Testes – TCT e da Teoria de Resposta ao Item – TRI na avaliação da qualidade métrica de testes de seleção | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_Tese_JLMaia.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.