Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32240
Tipo: Dissertação
Título: Quem brinca com fogo pode se queimar: as representações sociais da criança queimada
Autor(es): Barbosa, Gardênia Maria de Oliveira
Orientador: Cruz, Sílvia Helena Vieira
Palavras-chave: Queimadura em criança;Tratamento de queimadura;Aspectos psicossociais;Apoio emocional;Ressocialização
Data do documento: 1997
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar a representação da criança queimada acerca da sua vivência da queimadura, dos procedimentos específicos do tratamento de queimaduras durante a hospitalização, da alta hospitalar e do retomo às atividades cotidianas em casa e na escola. Para tanto, além da entrevista com a criança, observou-se o seu cotidiano durante o período de hospitalização a após a alta hospitalar. Complementou-se estas informações através do auto-retrato da criança, contextualizado no momento antes e após a queimadura. Procurou-se também ouvir o depoimento dos profissionais que participam diretamente do cotidiano do Centro de Tratamento de Queimados do Instituto Dr. José Frota, sua percepção da vivência de hospitalização da criança queimada e das seqüelas que sofrem as vítimas de grandes traumas térmicos. Investigou-se ainda a percepção dos pais das crianças queimadas acerca da queimadura de seus filhos, desde o acidente e as medidas terapêuticas, até o retomo às atividades cotidianas. Finalmente, procurou-se ouvir o depoimento das professoras das crianças que já reingressaram às atividades escolares, com o objetivo de conhecer sua percepção da reintegração destas crianças à escola, incluindo o relacionamento com os colegas após o episódio da queimadura. Tomou-se como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais para analisar todo o material coletado, na intenção de captar dos próprios personagens envolvidos no cotidiano da criança queimada as representações que se tem sobre este fenômeno. Concluiu-se que, dentre os principais motivos das queimaduras em crianças, as brincadeiras com fogo provocam acidentes que lhes acarretam grandes transtornos físicos, emocionais e sociais, gerando conseqüentemente, um estigma que acompanhará a criança e sua família por toda vida.
Resumen: Esta pesquisa tiene por objetivo verificar Ia representación del niño quemado acerca de su propria vivencia de Ia quemadura, de los procedimientos especificos del tratamiento de Ias quemaduras durante Ia hospitalización, del alta hospitalar resreso a Ias actividades cotidianas en su hogar y en Ia escueIa. Para esto, además de ia entrevista se observó su día a día y el periodo de hospitalización e despues deI alta. Se completaron estas informaciones a traves del auto-retrato deI niño, contextualizado en los momentos antes y despues de Ia quemadura. Se buscó también oir Ias declaraciones de los profesionales que participan diariamente en el Centro de Tratarniento de Quemados deI Instituto Dr. José Frota; su percepcion de Ia vivencia de hospitalización deI niño quemado y de Ias secuelas que sufren Ias victimas de grandes traumas térmicos; Se investigó aún Ia percepcion de los padres de los niííos quemados acerca de Ias quemaduras de sus hijos, desde el accidente y de Ias medidas terapeuticas, hasta el regreso a Ias actividades diarias. Finalmente se buscó escuchar Ias declaraciones de Ias profesoras de los nifios que ya reingresáron a Ias actividades escolares, con el objetivo de conocer su percepcion acerca de Ia reincorporación destos niãos a Ia escuela, incluyendo el relacionarniento con sus compafíeros despues de Ia quemadura. Se tomo como referencial teorico Ia "Teoria de Ias representaciones sociales" para analizar todo el material recolectado, con Ia intención de captar de los proprios personajes envolvidos en el dia a dia deI niño quemado Ias representaciones que se tienen sobre este fenomeno. Se concluye que dentro de Ios principales motivos de Ias quemaduras en niños los juegos con fuego son los que provocan accidentes que acarrean grande transtorno fisico, emocional y social generando consecuentemente un estigma que acompaiiará al niño y su familia durante eI resto de Ia vida.
Descrição: BARBOSA, Gardênia Maria de Oliveira. Quem brinca com fogo pode se queimar: as representações sociais da criança queimada. 1997. 128f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 1997.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32240
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_dis_gmobarbosa.pdf63,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.