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dc.contributor.advisorMachado, Antônio Carlos de Almeida-
dc.contributor.authorVieira, Sofia Lerche-
dc.date.accessioned2018-05-23T13:31:33Z-
dc.date.available2018-05-23T13:31:33Z-
dc.date.issued1980-
dc.identifier.citationVIEIRA, Sofia Lerche. Ensino Superior: o discurso do projeto da reforma de 1968. 1980. 167f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de Educação, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1980.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32186-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectProjeto de reformapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectPolítica da Educaçãopt_BR
dc.titleEnsino Superior: o discurso do projeto da reforma de 1968pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho examina o Relatório Geral do Grupo de Trabalho para a Reforma Universitária, onde estão as principais justificativas da Lei n9 5.540/68, que teve por objetivo instituir a reforma do ensino superior brasileiro. O projeto foi submetido a uma análise de conteúdo, considerada uma metodologia adequada ao estudo interpretativo de textos e documentos oficiais. Os temas definidos no estudo são: concepção do projeto da reforma (diagnóstico da universidade-problema, prognóstico da universidade-solução e definição de reforma);. princípios da reforma (racionalização, expansão, flexibilidade, integração e autonomia); e estrutura da reforma projetada (gestão, organização e atividades-fins). A análise evidencia coerência interna e encadeamento lógico entre os temas abordados. É importante assinalar a ênfase conferida aos temas da racionalização e expansão, que como os outros temas, assumem conotações particulares no discurso dos reformadores. Verifica-se que a proposição da reforma pelo Governo representa uma estratégia para solucionar uma crise, devendo atender a uma demanda econômica e social por educação de 3º Grau; e ao mesmo tempo, resolver uma "crise de autoridade'' percebida em relação ao ensino superior. Para melhor compreender o significado do projeto da reforma numa perspectiva histórica, o trabalho toma como ponto de referência textos e documentos sobre o ensino superior nos períodos situados imediatamente antes e depois da apresentação da projeto de reforma. Confrontando o projeto com as propostas de reforma dos anos sessenta, verifica-se que ele incorpora algumas das sugestões anteriores. Assim, os temas políticos· são reinterpretados, assumindo novas conotações condizentes com a lógica do tecnicismo e do autoritarismo. Tomando a expansão do ensino superior nos anos setenta, como termo de comparação entre o proclamado e o realizado. Verifica-se a falácia do objetivo de evitar a "expansão desordenada" do ensino superior e a eficácia de sua dimensão autoritarista. O projeto é, então, revelado como instrumento ideológico para implantar a política educacional pretendida.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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