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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFigueiredo, João Batista de Albuquerque-
dc.contributor.authorCamelo, Pedro Henrique Alves-
dc.date.accessioned2012-07-12T12:52:32Z-
dc.date.available2012-07-12T12:52:32Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCAMELO, Pedro Henrique Alves. A dimensão educativa da prática dos agentes do Tribunal de Contas do Ceará sob o enfoque da gestão ambiental. 2010. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3201-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectGestão ambiental - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEnvironmental Crisispt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectGestão Ambientalpt_BR
dc.subjectCrise Ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental Managementpt_BR
dc.subjectTribunal de Contas do Estado do Cearápt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectGestão ambiental - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleA dimensão educativa da prática dos agentes do Tribunal de Contas do Ceará sob o enfoque da Gestão Ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo conhecer a dimensãoeducativa da prática dos agentes doTribunal de Contas do Ceará (TCE), sob o enfoque da Gestão Ambiental (GA), tendo como a crise ambiental contemporânea, a fim de construir coletivamente um conjunto de procedimentos para a Educação Ambiental Dialógica da referida Instituição. A orientação teórico-metodológica está numa leitura de mundo que rompe com velhos paradigmas como o cosmocêntrico, o teocêntrico e o antropocêntrico, e avança com outras possibilidades epistemológicas como a Perspectiva Eco-Relacional (PER), que contribui com as discussões socioambientais, nas dimensões cultural, crítica, política, moral, jurídica e afetiva, possibilitando que se perceba o mundo na sua totalidade. Trata-se de uma pesquisa composta das seguintes técnicas: observação participante, por meio da interação do pesquisador com os agentes concursados do TCE; entrevistas semiestruturadas, baseadas em um roteiro compostos por blocos de perguntas enfocando a relação dos agentes com o Tribunal; grupo dialógico, para ampliação dos elementos acerca da dimensão educativa da prática dos agentes do TCE, sob o enfoque da GA. Esta pesquisa é referenciada por uma proposta de Educação Ambiental crítica e dialógica que oferece dentre outros aportes da literatura de Paulo Freire a afetividade e o saber escutar. Os resultados expressam-se com base nos temas geradores: Crise Ambiental, Gestão Ambiental e Dimensão Educativa, que possibilitaram algumas categorias e sub-categorias interpretativas. A compreensão da crise ambiental apareceu associada a dimensões que passam pelo saber, pelo imaginário, o medo, sobretudo pela reflexão que sinalizam sentimentos de cooperação. A Gestão Ambiental pode ser entendida, na reflexão desta pesquisa, como um trabalho que deve começar com a problematização das questões do lugar, mediante o diálogo e da escuta afetiva, com todas as pessoas envolvidas nas relações. A dimensão educativa sob o enfoque da gestão ambiental apareceu em alguns depoimentos como sentimentos e reflexões de que, na vida, a educação formal e informal contribui efetivamente para as práticas ambientais consciente, associadas a valores adquiridos. Em síntese, a Educação Ambiental, que este trabalho propõe como contribuição para a gestão pública, deve partir dos projetos e leituras de mundo das pessoas envolvidas, com foco na superação de situações-limites, conquistando e construindo nos gestos, parcerias, mobilizações e diálogos tecidos pelos afetos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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