Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31922
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Kellen Cristina Vilhena | - |
dc.contributor.author | Silva, Francisco Edilson | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T18:51:17Z | - |
dc.date.available | 2018-05-15T18:51:17Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, F. E. Resgatando a importância do experimento de Hans Christian Oersted. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Federal, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31922 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - História | pt_BR |
dc.subject | Eletromagnetismo | pt_BR |
dc.subject | Experimento de Oersted | pt_BR |
dc.title | Resgatando a importância do experimento de Hans Christian Oersted | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No decorrer do século XVIII e início do século XIX, muitos físicos e pesquisadores mantinham certa desconfiança a respeito das semelhanças entre as interações elétricas e as magnéticas. Dentre os cientistas interessados nesses fenômenos destacou-se o físico e químico dinamarquês Hans Christian Oersted. Somente no ano de 1820 ele conseguiu estabelecer a relação entre eletricidade e magnetismo, culminando com o surgimento do eletromagnetismo. Esta pesquisa teve como objetivo resgatar a importância do experimento clássico de Oersted. Para isso, realizou-se um estudo do contexto histórico da realização do experimento, seus desdobramentos para diferentes campos de conhecimentos físicos e tecnológicos e sua importância para os dias atuais; analisou-se os conceitos físicos relacionados ao experimento; e, construiu-se uma versão atual do experimento, com materiais de baixo custo, acessível de utilização em sala de aula. A proposta pedagógica resultante foi aplicada em sala de aula com alunos da escola E.E.M Figueiredo Correia e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), ambos localizados na cidade de Juazeiro do Norte-CE. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_fesilva.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.