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Tipo: TCC
Título: Resgatando a importância do experimento de Hans Christian Oersted
Autor(es): Silva, Francisco Edilson
Orientador: Lima, Kellen Cristina Vilhena
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Física - História;Eletromagnetismo;Experimento de Oersted
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, F. E. Resgatando a importância do experimento de Hans Christian Oersted. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Federal, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014.
Resumo: No decorrer do século XVIII e início do século XIX, muitos físicos e pesquisadores mantinham certa desconfiança a respeito das semelhanças entre as interações elétricas e as magnéticas. Dentre os cientistas interessados nesses fenômenos destacou-se o físico e químico dinamarquês Hans Christian Oersted. Somente no ano de 1820 ele conseguiu estabelecer a relação entre eletricidade e magnetismo, culminando com o surgimento do eletromagnetismo. Esta pesquisa teve como objetivo resgatar a importância do experimento clássico de Oersted. Para isso, realizou-se um estudo do contexto histórico da realização do experimento, seus desdobramentos para diferentes campos de conhecimentos físicos e tecnológicos e sua importância para os dias atuais; analisou-se os conceitos físicos relacionados ao experimento; e, construiu-se uma versão atual do experimento, com materiais de baixo custo, acessível de utilização em sala de aula. A proposta pedagógica resultante foi aplicada em sala de aula com alunos da escola E.E.M Figueiredo Correia e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), ambos localizados na cidade de Juazeiro do Norte-CE.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31922
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