Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31915
Type: TCC
Title: A história da Física e o ensino de Física: uma proposta de ensino contextualizado
Authors: Nobre, Tatiane Guedes
Advisor: Lima, Alan Elkinson Lopes de Lima
Keywords: Física - Estudo e ensino;Física (Ensino médio);Física - História;Aprendizagem;Contextualização do conteúdo;Motivação na educação
Issue Date: 2014
Citation: NOBRE, T. G. A História da Física e o ensino de Física: uma proposta de ensino contextualizado. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Caucaia, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho trata-se de uma proposta da inserção da História da Física no Ensino de Física, para que possa proporcionar ao aluno, motivação para a disciplina. O ensino de Física atravessou diversas fases na história da educação no Brasil, o que possibilitou maior sensibilidade por parte de pesquisadores e professores, além de uma variedade de estratégias de aprendizagem. Com as mudanças no ensino, os Parâmetros Curriculares Nacionais trouxeram uma proposta de formação cidadã, de um aluno crítico, que possa conhecer a cultura científica e entender que os grandes cientistas sofreram muitos conflitos por causa de suas ideias. Dessa forma, a História da Física no Ensino de Física, proporciona ao aluno motivação para a disciplina, além de trabalhar a disciplina de forma contextualizada e interdisciplinar que são pontos referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio na Escola de Ensino Fundamental e Médio D. Hilza Diogo de Oliveira. Para a prática em sala de aula, foi utilizado um vídeo como recurso educacional sobre a vida de quatro cientistas que marcaram a História da Física, Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking. Como resultado observou-se que poucos alunos conheciam a história da vida dos cientistas supracitados, o que os motivou a compreender melhor a visão de mundo através da história da física, passando assim, a atingir de forma satisfatória a pesquisa.
Abstract: This work relates to a proposed insertion of the History of Physics in Physics Education, so you can provide the student motivation to discipline. The teaching of physics has gone through several phases in the history of education in Brazil, since then, started to have more sensitivity on the part of researchers, teachers and today is the notorious variety of learning strategies. So with these changes since the proposal of National Curriculum Parameters civic education is a critical student can also understand the scientific culture and show that major scientists suffered many conflicts because of their ideas. Hence the History of Physics in Physics Education, provides the student motivation to discipline. Besides working discipline contextualized and interdisciplinary points that are related to the National High School Exam form. The survey was conducted in a class of 1st year of high school in the Elementary School and Middle Hilza D. Diogo de Oliveira, in which a video was used as an educational resource on the lives of four scientists who marked the history of physics, Galileo Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein and Stephen Hawking, where through the results we may conclude that few students knew the life story that prompted these scientists to better understand the world view through the history of physics, thus passing, in order to achieve satisfactory results obtained in the research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31915
Appears in Collections:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_tgnobre.pdf704,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.