Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorDamasceno, Francisca Jardélia Lima-
dc.date.accessioned2018-05-14T14:43:59Z-
dc.date.available2018-05-14T14:43:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDamasceno, F. J. L.; Ribeiro, L. T. F. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31887-
dc.descriptionDAMASCENO, Francisca Jardélia Lima. Quando a soma das partes altera o conteúdo: (des) continuidades da racionalidade técnica instrumental na formação inicial do professor de geografia. 2016. 116f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand the (dis) continuous paths of instrumental technical rationality in the initial formation of the Geography teacher in light of the Emancipatory / Radical Critical Paradigm (GIROUX, 1983, 1986, 1997). The empirical field was the full degree course in Geography of the Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos - FAFIDAM / UECE, located in the city of Limoeiro do Norte, in the region of Baixo Jaguaribe. The questions that guided the work were: What is the relation of the dominant rationality with the ideological models of teacher training? What technical and instrumental intersections exist between "Geography of Teachers" and "Geography of the Major States" (LACOSTE, 2009) in geographic thought in the context of space production, especially since the mid-twentieth century? We used the propositions of the Qualitative Research of the Case Study type (MINAYO, 2012; MENGA, ANDRÉ, 1998), whose methodological course was: survey Bibliographical research, documental research, semi-structured interviews with the teachers of the course, systematization, interpretation and discussion of the results. The main authors are Adorno (1985, 2008), Apple (1994), Benjamin (2002), Gramsci (1978,1982), Frigotto (2010), Duarte (2008), Saviani (2008), Gentili 1998, 2013), Harvey (2005; 2010), Rocha (2000; 2010; 2011). The research aims to contribute to the critical reflection on training and teaching practice of the geography teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectGeografia/ FAFIDAMpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectRationalitypt_BR
dc.subjectGeography / FAFIDAMpt_BR
dc.titleQuando a soma das partes altera o conteúdo: (des) continuidades da racionalidade técnica instrumental na formação inicial do professor de geografia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desta pesquisa é compreender os percursos (des) contínuos da racionalidade técnica instrumental na formação inicial do professor de Geografia à luz do Paradigma Crítico Emancipatório/Radical (GIROUX, 1983; 1986; 1997). O estudo teve como campo empírico o curso de licenciatura plena em Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM/UECE, localizada na cidade Limoeiro do Norte, na região do Baixo Jaguaribe. As questões que nortearam o trabalho foram: Qual a relação da racionalidade dominante com os modelos ideológicos de formação de professores? Que interseções técnicas e instrumentais existem entre a “Geografia dos Professores” e “Geografia dos Estados Maiores” (LACOSTE, 2009) no pensamento geográfico no contexto da produção do espaço, especialmente a partir da metade do século XX? Quais são os (des) caminhos da formação de professores de Geografia na FAFIDAM na conjuntura neoliberal de educação?Utilizamos as proposições da Pesquisa Qualitativa do tipo Estudo de Caso (MINAYO, 2012; MENGA, ANDRÉ, 1998), cujo percurso metodológico foi: levantamento bibliográfico, pesquisa documental, realização de entrevistas semi-estruturadas com os professores do curso, sistematização, interpretação e discussão dos resultados. Os autores fundamentais, dentre outros, são: Adorno (1985;2008), Apple (1994), Benjamin (2002), Gramsci (1978,1982), Frigotto (2010), Duarte (2008), Saviani (2008), Gentili (1998, 2013), Harvey (2005;2010), Rocha (2000;2010;2011). A investigação visa contribuir com a reflexão crítica sobre formação e a prática docente do professor de geografia.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_fjldamasceno.pdf806,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.