Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31842
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima | - |
dc.contributor.author | Alves, Ticiano Rodrigues Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T17:18:25Z | - |
dc.date.available | 2018-05-10T17:18:25Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, T. R. M. A utilização das TIC’s no ensino: uma análise descritiva dos fóruns de alunos na disciplina de Física Introdutória I do curso semipresencial de Química. 2010. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31842 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) | pt_BR |
dc.subject | Fórum (Debates) | pt_BR |
dc.title | A utilização das TIC’s no ensino: uma análise descritiva dos fóruns de alunos na disciplina de Física Introdutória I do curso semipresencial de Química | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Com o uso das TIC's no ensino, a utilização da internet e de ambientes virtuais de aprendizagem redefine-se o papel do professor que finalmente pode compreender a importância de ser parceiro de seus alunos e escritor de suas ideias e propostas. Portanto, o uso da Internet na Educação trata-se de um processo que está mudando aquilo que tradicionalmente chamamos de “ensino”, e aproximando-o cada vez mais do próprio processo natural de difusão cultural, pois as chamadas “novas tecnologias” estão desterritorializando a instituição escolar. Assim, esta pesquisa procurou analisar o uso de fóruns de discussões em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA's) para a construção do conhecimento do aluno. Foi feito uma análise do desempenho de alunos matriculados no curso semipresencial de Química ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e gerenciado pelo Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao final constatou-se que a utilização de fóruns de discussão apresentou um resultado positivo, pois após alguns momentos de adaptação ao ambiente virtual de aprendizagem os alunos passaram a ter facilidade em lidar com o mesmo. Dessa forma, procurou-se contribuir com a melhoria dessa modalidade de ensino. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_trmalves.pdf | 922,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.