Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Francisco Herbert Lima-
dc.contributor.authorAlves, Ticiano Rodrigues Moraes-
dc.date.accessioned2018-05-10T17:18:25Z-
dc.date.available2018-05-10T17:18:25Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationALVES, T. R. M. A utilização das TIC’s no ensino: uma análise descritiva dos fóruns de alunos na disciplina de Física Introdutória I do curso semipresencial de Química. 2010. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31842-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem (AVA)pt_BR
dc.subjectFórum (Debates)pt_BR
dc.titleA utilização das TIC’s no ensino: uma análise descritiva dos fóruns de alunos na disciplina de Física Introdutória I do curso semipresencial de Químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o uso das TIC's no ensino, a utilização da internet e de ambientes virtuais de aprendizagem redefine-se o papel do professor que finalmente pode compreender a importância de ser parceiro de seus alunos e escritor de suas ideias e propostas. Portanto, o uso da Internet na Educação trata-se de um processo que está mudando aquilo que tradicionalmente chamamos de “ensino”, e aproximando-o cada vez mais do próprio processo natural de difusão cultural, pois as chamadas “novas tecnologias” estão desterritorializando a instituição escolar. Assim, esta pesquisa procurou analisar o uso de fóruns de discussões em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA's) para a construção do conhecimento do aluno. Foi feito uma análise do desempenho de alunos matriculados no curso semipresencial de Química ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e gerenciado pelo Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao final constatou-se que a utilização de fóruns de discussão apresentou um resultado positivo, pois após alguns momentos de adaptação ao ambiente virtual de aprendizagem os alunos passaram a ter facilidade em lidar com o mesmo. Dessa forma, procurou-se contribuir com a melhoria dessa modalidade de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_trmalves.pdf922,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.