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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3182
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rech, Hildemar Luiz | - |
dc.contributor.author | Silva, Pedro Rogério Sousa da | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-12T10:56:41Z | - |
dc.date.available | 2012-07-12T10:56:41Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pedro Rogério Sousa da. Filosofia, técnica e indústria cultural: implicações à educação em Theodor Adorno. 2012. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3182 | - |
dc.description.abstract | In general terms, this paper presents, firstly, some considerations about the cultural, educational, philosophical and artistic formation of Theodor Adorno. It approaches the philosophy of Negative Dialectics (Negative dialektik) and the affluence of psychoanalytic concepts in the same author. Another area of research concerns the technique and its environment by instrumental reason, i.e. it is a form of rationality that appeared as an instrument of domination used in the context of late administered capitalism. Furthermore, we seek to detect and describe here some of its consequences for the field of sports and educational subjects of individuals. We also aim to investigate one of the most important concepts in Adorno’s work, the "cultural industry" (Kulturindustrie). In this sense, we find such industry in his work, more specifically in his sociocultural studies, such as, the Dialectic of Enlightenment (Dialektik der Aufklärung) and Aesthetic Theory (Ästhetische Theorie). Finally, we analyze the relationship between cultural industry, ideology and fetishism and their consequences for art and education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Adorno,Theodor W.,1903-1969 – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Educação – Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Indústria Cultural | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Ideology | pt_BR |
dc.subject | Fetishism | pt_BR |
dc.subject | Cultural industry | pt_BR |
dc.subject | Dialética | pt_BR |
dc.title | Filosofia, técnica e indústria cultural: implicações à educação em Theodor Adorno | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em linhas gerais, o presente trabalho tece primeiramente algumas considerações em torno da formação cultural, educacional, filosófica e artística de Theodor Adorno. Aborda a Filosofia da Dialética negativa (Negative dialektik) e a afluência de conceitos psicanalíticos no mesmo autor. Outro ponto de investigação diz respeito à técnica e ao seu enquadramento pela razão instrumental, ou seja, trata-se de uma forma de racionalidade que apareceu como um dos instrumentos de dominação utilizados no contexto do capitalismo tardio administrado. Ademais, procura-se aqui detectar e descrever algumas de suas consequências para o campo esportivo e educacional dos indivíduos. Visa-se ainda investigar um dos mais importantes conceitos da obra de Adorno, a “indústria cultural” (Kulturindustrie). Neste sentido, localizamos esta indústria em sua obra, mais especificamente nos seus trabalhos de natureza sociocultural, como, por exemplo, a Dialética do Esclarecimento (Dialektik der Aufklärung) e a Teoria Estética (Ästhetische Theorie). Por fim, analisamos a relação entre indústria cultural, ideologia e fetichismo e suas consequências para a arte e a educação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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