Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31808
Type: | TCC |
Title: | Atividades experimentais com resistores como instrumentação pedagógica no ensino de eletrodinâmica |
Authors: | Silva, Cleilson Coutinho da |
Advisor: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Keywords: | Física - Experiências;Física - Estudo e ensino;Resistores ôhmicos e fotossensíveis;Instrumentalização pedagógica;Eletrodinâmica |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | SILVA, C. C. Atividades experimentais com resistores como instrumentação pedagógica no ensino de eletrodinâmica. 2012. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracati, 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Propõe através de uma pesquisa de campo em caráter exploratório a utilização de atividades experimentais com resistores, delimitando o estudo a resistores ôhmicos de carvão e fotossensíveis, em aulas de Física com a intenção de instrumentalizar e melhorar o ensino de eletrodinâmica nesta disciplina. A pesquisa foi dimensionada em duas turmas de terceiros anos do Ensino Médio de uma instituição de ensino da rede privada, localizada no município de Cascavel a 62 km da capital do estado do Ceará em área metropolitana de Fortaleza. A pesquisa aconteceu em duas etapas, onde na primeira aplicou-se um pré-teste com 05 questões objetivas em relação a intenção da pesquisa ao 3° ano do ensino médio turno manhã em forma de simulado, em seguida aplicamos em sala de aula a atividade experimental com resistores e um pós-teste em forma de questionário ao 3° ano turno tarde a fim de identificar o grau de aceitação e motivação dos alunos ao tema proposto. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que as atividades experimentais com resistores ôhmicos podem instrumentalizar pedagogicamente um ensino mais significativo em Física. |
Abstract: | Proposes through field research in exploratory use of experimental activities with resistors, delimiting the study the resistors ohmicos coal and photosensitive, in Physics classes with the intention of adding and improving the teaching of eletrodinâmica in this discipline. The research was scaled into two classes of third year Middle School of a teaching institution of the private network, located in the city of Cascavel 62 km from the capital of the state of Ceará in Fortaleza metropolitan area. The research was done in two steps, where the first applied to a pre-test with 05 objective questions in relation to the intention of the research to the 3RD year of middle school morning shift in the form of simulated, Then we applied in the classroom to experimental activity with resistors and a post-test in the form of questionnaire to 3RD year round afternoon in order to identify the degree of acceptance and motivation of students to the proposed theme. The results obtained in this research showed that experimental activities with resistors ohmicos may instrumentalize pedagogically an education more significant in Physics. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31808 |
Appears in Collections: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_ccdasilva.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.