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dc.contributor.advisorDias, Nildo Loiola-
dc.contributor.authorCunha, Fabrício Carvalho-
dc.date.accessioned2018-05-07T17:58:10Z-
dc.date.available2018-05-07T17:58:10Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCUNHA, F. C. Atividades práticas para o processo de ensino e aprendizagem das Leis de Kirchhoff para o ensino médio. 2012. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31751-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectLeis de Kirchhoffpt_BR
dc.titleAtividades práticas para o processo de ensino e aprendizagem das Leis de Kirchhoff para o ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrSabemos que geralmente as escolas da rede pública e algumas da rede particular não possuem laboratório didático de física, observamos que isso dificulta um pouco o ensino/aprendizado do aluno. Atualmente a educação esta passando por um processo de mudanças referente à aplicabilidade e à interdisciplinaridade, logo temos que pensar em novas metodologias. Objetivamos mostrar a importância da aula experimental para o processo de ensino e aprendizagem do aluno e, em seguida, implementar um manual de práticas para a realização de aulas com experimentos sobre as Leis de Kirchhoff. O material utilizado foram resistores, multímetro, fios para ligação, pilhas, placas de fenolite, percloreto de ferro, dentre outros. Para a conclusão do projeto, inserimos nas aulas teórica e experimental alguns dos princípios programáticos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Os princípios contemplados foram a diferenciação progressiva na aula teórica e a consolidação na aula prática. Antes destas atividades propostas, trabalhamos com os organizadores prévios para acionar os subsunçores dos discentes através de questionamentos realizados antes das aulas. Os estudantes postos em contato com este tipo de aula, ou seja, utilizando os princípios programáticos e atividades experimentais, apresentaram um maior entusiasmo em relação aos que não são postos.pt_BR
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