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Tipo: TCC
Título: Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise da influência da velocidade de avanço no acabamento superficial
Título em inglês: Brushing process in cylinder shirts of engines of internal combustion: an analysis of the influence of the speed of surface finishing advancement
Autor(es): Silva, Davila Moreira Lopes
Orientador: Lima, Francisco Elicivaldo
Palavras-chave: Retífica de motor;Brunimento;Rugosidade superficial;Ângulo de cruzamento
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, D.M. L. (2017)
Resumo: Um segmento importante da cadeia automotiva é o da remanufatura de motores, que, normalmente, é realizada por empresas prestadoras de serviços, popularmente nomeadas como “retíficas de motores”. Nestas empresas, os diferentes componentes do motor passam por procedimentos para recondicionar as suas caraterísticas de funcionamento. As camisas dos cilindros são componentes importantes nos motores de combustão interna, uma vez que, junto aos pistões, delimitam a câmara de combustão. O reparo destas camisas acontece por meio de um processo de usinagem denominado brunimento. Procedimento capaz de promover boa exatidão dimensional, boa qualidade superficial e boa exatidão geométrica. Características determinantes, já que o bom acabamento superficial das camisas contribui para a redução do consumo de combustível, por meio, principalmente, da diminuição das perdas por atrito. Logo, destaca-se a importância de se prover uma pesquisa neste âmbito cujo o objetivo principal seja fazer uma investigação do acabamento superficial gerado pelo processo de brunimento realizado por uma empresa que atua na prestação de serviços de recondicionamento de motores localizada na cidade de Fortaleza, por meio da avaliação da rugosidade superficial e dos ângulos de cruzamento resultantes do processo de brunimento nas quatro camisas de um bloco de motor de combustão interna. Neste estudo, cada uma das camisas foi brunida com diferentes velocidades de avanço. Os valores dos parâmetros de rugosidade e dos ângulos de cruzamento encontrados para as diferentes velocidades de avanço estudadas foram comparados a valores disponibilizados em estudos similares. Os resultados de rugosidade obtidos possuíram valores dentro do intervalo aconselhado apenas para as duas menores velocidades de estudo, já para os cilindros usinados nas duas maiores velocidades de estudo, os valores de rugosidade superaram o intervalo. Enquanto os ângulos de cruzamentos estiveram todos abaixo do intervalo aconselhado para todas as velocidades avaliadas, sugerindo que as velocidades de avanço estavam baixas para o processo. Concluindo-se que o brunimento estudado possui não conformidades, notando-se, portanto, a necessidade de se realizar alterações em determinadas grandezas de processo para que o procedimento atinja melhores resultados. Sugerindo que estas alterações possam ser menos dispendiosas, como a mudança apenas do abrasivo, ou mais dispendiosas, como a mudança para uma máquina de brunir de rotação variável que permita melhorar ainda mais o processo, tornando-o mais flexível.
Abstract: An important part of the automotive productive chain is the engine’s remanufacturing, which is usually carried by service companies, more commonly know as the “engine rebuilding”. In this companies, the different engine components undergo procedures to recondition their operating characteristics. The cylinder liners are important components in internal combustion engines, once they delimit the combustion chamber along the pistons. The repair of these cylinder liners happen through a machining process called honing. A procedure capable of promoting good dimensional and geometric accuracy, as well as good surface quality. Determinant characteristics, since the good superficial finish of the cylinder liners contributes to the fuel comsumption reduction, mainly by the reduction of the losses by friction. Therefore, it is of importance to provide a research in this field whose mains goal is to make an investigation of the superficial finish generated by the honing process carried out by a company that provides services of engine’s rebuilt located in the city of Fortaleza, through superficial roughness evaluation and crossing angles formed by the honing process on the four cylinder liners of an internal combustion engine. In this study, each one of the cylinder liners was burnished with diferent feed rates The crossing angles and roughness parameters values found for the diferente feed rates studied were compared to standardized values of automakers. The roughness results have values within the recommended range only for the two lower studied speeds, whereas for the cylinder liners machined at the two top studied speeds, the roughness rates exceed the range. While the crossing angles were all below the recommended range for the evaluated speeds, suggesting that the feed rates were low for the process. It is concluded that the studied honing process has no conformities and therefore is necessary to make changes in some process qualities so the procedure reach better results. Suggesting that these changes can be less costly, such as the change of only the abrasive, or more costly, such as the change to a variable rotation honing machine to make the process even better and more flexible.
Descrição: SILVA, Dávila Moreira Lopes. Processo de Brunimento em Camisas de Cilindro de Motores de Combustão Interna: Uma Análise da Influência da Velocidade de Avanço no Acabamento Superficial. 2017. Monografia (Graduação em engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31740
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