Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3173
Tipo: Dissertação
Título: Comunidades de aprendizagem em Cursos a Distância: investigando as relações sociais em ambientes virtuais
Título em inglês: Virtual communities in distance learning courses: investigating social relationships in learning managements systems
Autor(es): Ventura, Paula Patrícia Barbosa
Orientador: Castro Filho, José Aires de
Palavras-chave: Estudantes de ensino à distância - Redes de relações sociais - Fortaleza(CE);Comunidades virtuais - Aspectos sociais - Fortaleza(CE);Ensino superior - Fortaleza(CE) - Recursos de redes de computadores
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: Ventura, P. P. B.; Castro Filho, J. A. (2009)
Resumo: Esse estudo teve como objetivo investigar a formação de comunidades virtuais de aprendizagem em cursos a distância, tomando como base os elementos formadores de uma comunidade e as relações sociais entre os participantes. A pesquisa foi realizada com 18 alunos do 3º semestre do curso de Graduação semipresencial em Letras-Português da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-Ce, Brasil, uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil. A metodologia de pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo sendo utilizado o método etnográfico e os princípios da etnografia virtual na coleta e análise dos dados. Para a coleta de dados foram utilizadas as observações presenciais e virtuais e entrevistas. As observações foram referentes às anotações do diário de campo, dois fóruns de discussão e três bate-papos. O período de investigação correspondeu a duas disciplinas: Língua Portuguesa: Frase e Latim II: Língua e Cultura no semestre 2008.2. Os resultados obtidos validaram os elementos formadores de uma comunidade já encontrados na literatura e possibilitaram elencar outros elementos que ainda não estavam propostos pelos autores citados, tais como: os status, os papéis, as normas e as diferentes formas de relação social. Esses elementos se manifestaram especificamente nos espaços formais de aprendizagem.
Abstract: The study investigates the development of virtual learning communities in distance learning courses, based on key elements of community formation and social relations among participants. The investigation included ideas and concepts of virtual ethnography and was conducted with 18 3rd semester students enrolled in Letras-Português, an undergraduate distance learning program offered by the Universidade Federal do Ceará and Universidade Aberta do Brasil. Data was collected during the classroom course meetings, at the Learning Managements Systems and through interviews. Observations were conducted during two selected courses: Língua Portuguesa: Frase e Latim II: Língua e Cultura (semester 2008.2). Result validated founding elements presented in the related literature and also allowed the formulation of new ones: Status, Roles, Norms and different types of social relationship. These elements were manifested specifically at formal learning spaces.
Descrição: VENTURA, Paula Patrícia Barbosa. Comunidades de aprendizagem em cursos a distância: investigando as relações sociais em ambientes virtuais. 2009. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3173
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_ppbventura.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.