Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Margarida Maria Pimentel de-
dc.contributor.authorAlmeida Filho, Afonso Soares de-
dc.date.accessioned2018-05-02T22:03:46Z-
dc.date.available2018-05-02T22:03:46Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationALMEIDA FILHO, A. S. O ensino de Física para estudantes surdos: um olhar para uma experiência com professor bilíngue. 2013. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31680-
dc.description.abstractWe studied physics to understand and comprehend the workings of nature and the world around us, how and why certain phenomena occur. However, the presence of Physics in the academic component is constantly contested by students, inquiring why study such science when they does not aim to be scientists. The importance of their study lies in the fact that physics, by studying nature, is involved in any other field of study, be it medicine, engineering, architecture, biology. But even with this level of comprehensiveness and importance, many students encounter many difficulties. Exactly for its importance in shaping society, many studies have been done to remedy difficulties encountered by most students. Many authors conducted studies to identify and address the difficulties faced by students (Moreira, Ostermann, Greca, etc.). These studies, however, include only regular students, leaving aside a whole range of students. This study aims to identify the difficulties surrounding the learning and study of physics for deaf students, for this to serve as reference for future improvements in teaching and education of the deaf, since they have a different way of looking at the world, and need a differentiated attention, as shown by Quadros (2006). This work was structured observation of a class of high school Ceará Institute of Education of the Deaf (ICES) composed only of deaf students (10). At the end of the observation was made an interview with the class physics teacher, and based on interviews and observations, we conclude that teaching is not appropriate, and that the future of deaf education is a bilingual school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.titleO ensino de Física para estudantes surdos: um olhar para uma experiência com professor bilínguept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudamos Física para entender e compreender o funcionamento da natureza e do mundo ao nosso redor, como e porque certos fenômenos acontecem. Entretanto, a presença da Física no componente escolar é constantemente contestada pelos alunos, que indagam o porque de estudar tal ciência quando não pretendem ser cientistas. A importância de seu estudo está no fato de que a Física, por estudar a natureza, está envolvida em qualquer outro campo de estudo, seja Medicina, Engenharia, Arquitetura, Biologia. Mas mesmo tendo este grau de abrangência e importância, diversos alunos encontram muitas dificuldades . Justamente por sua importância na formação da sociedade, muitos estudos foram feitos para sanar dificuldades encontradas pela maioria dos alunos. Muitos autores conduziram estudos para identificar e solucionar as dificuldades enfrentadas pelos alunos (Moreira, Ostermann, Greca, etc). Esses estudos, no entanto, contemplam apenas alunos regulares, deixando de lado toda uma gama de alunos. Este trabalho tem por objetivo identificar as dificuldades que cercam o aprendizado e o estudo da Física por alunos surdos, para que possa servir como referência para melhorias futuras no ensino e na educação de surdos, visto que estes possuem uma maneira diferente de observar o mundo, e precisam de uma atenção diferenciada, como mostra Quadros (2006). Este trabalho foi estruturado na observação de uma turma de ensino médio do Instituto Cearense de Ensino de Surdos (ICES) composta apenas por alunos surdos (10). Ao fim da observação foi realizada uma entrevista com a professora de Física da turma, e com base na entrevista e observações, é possível concluir que o ensino não é adequado, e que o futuro da educação de surdo é a escola bilíngue.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_asalmeidafilho.pdf363,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.