Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorAlves, Francisco Régis Vieira-
dc.date.accessioned2012-07-11T15:04:21Z-
dc.date.available2012-07-11T15:04:21Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationALVES, Francisco Régis Vieira. Aplicações da sequência Fedathi na promoção do raciocínio intuitivo no cálculo a várias variáveis. 2011. 398f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3166-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSequência Fedathipt_BR
dc.subjectIntuiçãopt_BR
dc.subjectCálculo a várias variáveispt_BR
dc.subjectRepresentações semióticaspt_BR
dc.subjectSequence Fedathipt_BR
dc.subjectIntuitionpt_BR
dc.subjectCalcul a plusieurs variablespt_BR
dc.subjectReprésentations sémiotiquespt_BR
dc.subjectCálculo diferencial - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectVariáveis(Matemática) - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectCálculo diferencial - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectVariáveis(Matemática) - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividades - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectSistemas de ensino - Fortaleza(CE) - Projetospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino(Superior) - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Cearápt_BR
dc.titleAplicações da sequência Fedathi na promoção do raciocínio intuitivo no cálculo a várias variáveispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo trata do ensino/aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral a Várias Variáveis - CVV. Seu objetivo geral foi a identificação/descrição das categorias do raciocínio intuitivo ao longo das fases de ensino da metodologia nominada Sequência Fedathi. A estruturação e a concepção de situações didáticas de ensino envolvendo situações-problema diferenciadas, entretanto, com respeito aos rituais algorítmicos identificados nos livros didáticos de CVV, foram atingidos com base numa visão de complementaridade entre a Teoria das Representações Semióticas e as categorias do raciocínio intuitivo descrita por Fischbein (1987), exploradas nas quatro fases previstas pela Sequência Fedathi. Assim, iniciamos o trabalho com o levantamento e compreensão do ensino e da aprendizagem do Cálculo em Uma Variável Real – CUV e dos poucos estudos científicos desenvolvidos, tanto no Brasil como no Exterior acerca do ensino do CVV. Damos ênfase final à descrição da transição interna do CUV para o CVV, o que não se observa em estudos acadêmicos. Em seguida, com a intenção de delinear, caracterizar, discutir e compreender a natureza do principal raciocínio que tencionamos registrar, discutimos a natureza epistemológica, filosófica e psicológica do raciocínio intuitivo, suas categorias (intuição afirmativa, intuição conjectural e intuição antecipatória) e outras faculdades psíquicas vinculadas a este, nomeadas por percepção e insight. Depois de caracterizar um ensino de CVV apoiado na crença e na certeza matemática, apresentamos e discutimos os principais elementos da Sequência Fedathi e das teorias propostas por Fischbein (1987) e Duval (1991; 1995a). Em seguida, no que diz respeito ao desenvolvimento da pesquisa e a investigação de campo, com arrimo no viés de complementaridade destas teorias, analisamos obras didáticas reconhecidas de CVV, que servem como referência de estudo, com a intenção de identificar e superar possíveis entraves no tocante à elaboração das atividades aplicadas aos estudantes. Os dados empíricos foram obtidos por meio de documentos produzidos por um grupo de oito estudantes escolhidos em uma amostra total de 80 alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE – Fortaleza, no período de 2009/2010, matriculados na disciplina Cálculo III, por meio de entrevistas semiestruturadas efetuadas durante e após as atividades, de modo individual e com o registro visual do momento em que desenvolveram suas estratégias. Todavia, para efeito de discussão no corpo da tese, apresentamos apenas oito estudantes. No final deste estudo, podemos dizer que a exploração didática de categorias do raciocínio intuitivo (intuição afirmativa, intuição conjectural e intuição antecipatória), com base em uma mediação didática que envolveu a exploração de registros de representação semiótica, pode proporcionar a evolução do conhecimento do estudante a respeito dos conceitos principais do CVV. Para tanto, o apoio computacional, com o emprego de softwares como o Geogebra e do CAS Maple, pode indicar elementos mais significativos no que diz respeito à transição interna do CUV para o CVV. Outro ponto relevante concerne à importância do estímulo à elaboração de imagens mentais produzidas pelo ensino que estimula a intuição matemática, a produção de metáforas e a apreensão perceptual dos objetos em 3D do CVV e, deste modo, a evolução de crenças e valores epistêmicos não contraditórios relativos às propriedades formais do CVV.pt_BR
dc.title.enApplications de la Sequence Fedathi dans la promotion de raisonnement intuitif dans le Calcul a plusieurs variablespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Tese_ FRVALVES.pdf13,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.