Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Jeanlex Soares de-
dc.contributor.authorSousa, Francisco Etan Batista de-
dc.date.accessioned2018-04-27T18:32:30Z-
dc.date.available2018-04-27T18:32:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA, F. E. B. Princípios quânticos no ensino médio: energia solar como ferramenta de ensino. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31634-
dc.description.abstractIn the contemporary world where we live, the informations are processed almost instantaneously and the evolution of science and technology happen at great speed. To an individual, living in this ambient, can follow this evolution, it is necessary to be aware and participant in this world. Concerning in forming a citizen with these characteristics, I suggested a work of implementation of Quantum Physics still in the high school through the photovoltaic solar energy. In the first instance we did a bibliographic survey about topics referred to this theme with the intention of justify the proposal. We noticed that exists a tendency in insertion of Quantum Mechanics and Modern and Contemporary Physics in the high school in Brazil and in others countries. We elaborated the second and the third chapters so that they can serve as guide to elaboration of lessons to be applied in high school about Quantum Mechanics. We finally verified the necessity of a greater attention to this theme, since the works that were already published are not able to give us a pattern structure for such implementation. We also concluded that the photovoltaic solar energy is an excellent means to an application of basic contents of Physics developed in the last century.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMecânica quânticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFísica modernapt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.subjectFísica contemporâneapt_BR
dc.titlePrincípios quânticos no ensino médio: energia solar como ferramenta de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo mundo contemporâneo em que vivemos, as informações se processam quase que instantaneamente e a evolução da ciência e tecnologia se dão em grande velocidade. Para que um indivíduo, vivente neste ambiente, possa acompanhar esta evolução é necessário que ele seja ciente e participante deste mundo. É com a preocupação em formar um cidadão com essas características que este trabalho sugere uma maneira de implementação da mecânica quântica ainda no ensino médio através da energia solar fotovoltaica. Inicialmente, fizemos um levantamento bibliográfico sobre assuntos relacionados a este tema com intensão de justificar a proposta. Percebemos que existe uma tendência para inserção da mecânica quântica e conteúdos gerais da física moderna e contemporânea ainda no ensino médio no Brasil e em outros países. Elaboramos o segundo e o terceiro capítulo de maneira que possam servir de guia para confecção de aulas a serem aplicadas no ensino médio sobre mecânica quântica. Por fim, verificamos que existe a necessidade de uma atenção maior a este tema, uma vez que os trabalhos já publicados não são capazes de nos dar uma estrutura padrão para tal implementação. Concluímos também que a energia solar fotovoltaica é uma ótima ferramenta para a aplicação dos conteúdos básicos da física desenvolvida no último século.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_febsousa.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.