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Type: TCC
Title: Contabilidade dos Clubes de Futebol: uma análise econômico-financeira dos clubes que compõem a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol
Authors: Lemos, Whelber Barros
Advisor: Gomes, Carlos Adriano Santos
Keywords: Empresas - Finanças;Clubes de futebol - Contabilidade
Issue Date: 2013
Citation: LEMOS, Whelber Barros. Contabilidade dos Clubes de Futebol: uma análise econômico-financeira dos clubes que compõem a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. 2013. 18 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nos tempos recentes, o futebol passou de apenas um esporte para entreter as massas, para um campo de interesse econômico. Tal fenômeno é explicado pelo crescente volume de recursos movimentados pelas entidades responsáveis pela prática do esporte, que são os clubes. Os fãs dessas agremiações foram de vital importância nesse acontecimento, uma vez que com o advento da profissionalização da administração dos clubes, de acordo com a Lei 8.672/1993 (Lei Zico) e posteriormente com a Lei 9.615/1998 (Lei Pelé) e suas alterações, passou-se a serem desenvolvidas estratégias para a utilização do potencial econômico de suas torcidas para aumentar seu desempenho econômico e, consequentemente, melhorar seu desempenho esportivo. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo a análise da influência do fator torcida no desempenho econômico-financeiro dessas entidades. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória de natureza qualitativa. A amostra da pesquisa compreende 18 clubes que compõem a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol do ano de 2012, que divulgaram suas demonstrações contábeis do exercício de 2011. Primeiramente, foi aplicada a análise econômico-financeira dos demonstrativos financeiros das agremiações através de indicadores contábeis para a elaboração do ranking de desempenho. Em seguida, foi utilizada a pesquisa de popularidade produzida pela empresa Pluri Consultoria (2012), para fins de comparação com o ranking de desempenho produzido no presente estudo. Os resultados apontaram que há influência positiva dos torcedores no desempenho dos clubes, uma vez que os três clubes mais populares foram os que também obtiveram o melhor desempenho econômico-financeiro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31631
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