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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31505
Tipo: | Dissertação |
Título: | Jornalismo de guerrilha : rastreando ações e conexões da produção audiovisual do Coletivo Nigéria |
Autor(es): | Freire, Mozart Francisco de Oliveira |
Orientador: | Diógenes, Glória Maria dos Santos |
Palavras-chave: | Mídia independente;Jornalismo de guerrilha;Audiovisual;Independent media;Guerrilla journalism |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | FREIRE, Mozart Francisco de Oliveira. Jornalismo de guerrilha : rastreando ações e conexões da produção audiovisual do Coletivo Nigéria. 2017. 104f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2017. |
Resumo: | O presente trabalho soma-se aos esforços de compreender o modo pelo qual o acesso à tecnologia do audiovisual e da web 2.0 em um contexto animado por expressivas mudanças políticas, sociais e tecnológicas tem gerado condiçõe para o surgimento de novas formas de cinema e realização de um jornalismos audiovisual a partir da produção de documentários. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo seguir os rastros dos agenciamentos e das associações de um coletivo/produtora chamado Coletivo Nigéria através da Pré-produção, Produção e Pós-produção de suas obras audiovisuais constituindo assim uma chave de percepção e análise para todas a etapas de realização de seus filmes. A partir do que foi posto podemos nos indagar sobre que elementos, quais discursos e quais “táticas” estão em questão no curso da produção audiovisual do Coletivo Nigéria. De que modo as coisas, as instituições, os movimentos sociais, outros coletivos e as pessoas, dentro de um contexto polifônico e multicausal, se tornam variáveis ou potência agentiva no protagonismo dessa realização de vídeos e documentários. |
Abstract: | The present work is in addition to efforts to understand how access to audiovisual and web 2.0 technology in a context animated by expressive political, social and technological changes has created conditions for the emergence of new forms of cinema and the realization of an audiovisual journalism from the production of documentaries. In this sense, this research has as objective to follow the traces of the assemblages and associations of a collective / producer called Collective Nigeria through the Pre-production, Production and Post-production of their audiovisual works constituting a key of perception and analysis for all stages of his films. From what has been put, we can ask ourselves what elements, what discourses and what "tactics" are in question in the course of the audiovisual production of the Collective Nigeria. In what way things, institutions, social movements, other collective and people, within a polyphonic and multicausal context, become variables or agentive power in the protagonism of this realization of videos and documentaries. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31505 |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
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