Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31500
Tipo: | TCC |
Título: | O cinema como recurso didático nos cursos de Administração e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC/UFC |
Autor(es): | Santos, Lahis Muriel Feliciano dos |
Orientador: | Gomes, Carlos Adriano Santos |
Palavras-chave: | Cinema na educação;Práticas pedagógicas;Ensino superior |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | SANTOS, Lahis Muriel Feliciano dos. O cinema como recurso didático nos cursos de Administração e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC/UFC. 2013. 17 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
Resumo: | O desenvolvimento de novas tecnologias potencializou a integração de recursos didáticos alternativos no processo de construção do conhecimento no ambiente universitário com o destaque para a utilização de filmes curta e longa metragem, recurso cada vez mais utilizado pelos docentes em suas estratégias de mediação. Por meio da linguagem fílmica podem-se explorar temas diversos e de diferentes óticas com abordagem documental ou ficcional, contudo o cinema é dotado de linguagem complexa e sua comunicação se dá através de recursos como imagem, som, luz, movimento, sendo necessária concentração e a correlação de fatos para o entendimento da mensagem, consequentemente uma adequada reflexão do docente sobre os objetivos e potenciais resultados e riscos na adoção de tal ferramenta tornase essencial. Assim, este estudo visa analisar a frequência e o modo como os recursos fílmicos estão sendo utilizados nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Propõe-se também, inventariar filmes utilizados, bem como os temas neles abordados. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, procedimento bibliográfico e estudo de caso, a coleta de dados deu-se por intermédio da aplicação de questionário aos docentes que fazem uso de tal recurso didático. A amostra é composta de 18 docentes (75% do total de 24 docentes que utilizam o cinema como recurso didático nos cursos de Administração e Contabilidade da FEAAC). Observou-se uma utilização moderada dos recursos fílmicos (44% dos docentes) e que a maioria dos professores aplica o recurso de forma planejada e com avaliação posterior, no final foram inventariados 40 filmes utilizados. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31500 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_lmfsantos.pdf | 201,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.