Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMc Donald, Brendan Coleman-
dc.contributor.authorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.date.accessioned2012-07-10T15:06:02Z-
dc.date.available2012-07-10T15:06:02Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationTROMPIERI FILHO, Nicolino . Análise dos resultados da avaliação do SAEB/2003 via regressão linear múltipla. 2007. 99f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3146-
dc.description.abstractThis study had as its objective the identification in the results of SAEB/2003, here in Ceará, of a multilinear model with variables that gave a greater degree of explaination for the results in mathematics of tests given in the randomic sample of the fourth years students in public schools, the fourth year students in private schools, the eight year students in public schools and the eight year students in private schools. The following variables were taken into account: the director, the teacher, the student, the physical state of the school as variables that had significant relevance with the results of the tests in mathematics in each one of the samples, using the resources of the software SPSS (Statical Package for the School Sciences), a linear regression in each sample, using the method "stepware". Four multilinear models with variables were obtained that permitted a greater degree of explaination for the results of the mathematic tests in each sample. The study concluded affirming that an analysis of this type permits the formulation of public politics capable of overcoming the search for better forms of teaching with punctual interventions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectRendimento em matemáticapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectModelo linear múltiplopt_BR
dc.subjectMathematic resultspt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectMultiple linear modelpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Cearápt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamental - Avaliação - Cearápt_BR
dc.subjectRendimento escolar - Cearápt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação e estado - Cearápt_BR
dc.subjectAnálise de regressãopt_BR
dc.titleAnálise dos resultados da avaliação do SAEB/2003 via regressão linear múltiplapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo teve como objetivo identificar nos resultados do SAEB/2003, no Ceará, um modelo multilinear com variáveis que garantam o maior grau de explicação do rendimento em matemática nos testes aplicados nas amostras de 4ª série da escola pública; 4ª série da escola particular; 8ª série da escola pública e 8ª série da escola particular. Tomando-se, entre as variáveis do diretor, do professor, do aluno e das condições físicas da escola, as variáveis que se relacionavam significativamente com o rendimento no teste de matemática em cada uma das amostraS, com os recursos do software SPSS (Statical Package for the Social Sciences), uma regressão linear em cada amostra, com o método “stepware”. Obtiveram-se quatro modelos lineares múltiplos com variáveis que permitem um maior grau de explicação do rendimento no teste em matemática em cada uma das amostras. Conclui-se que a análise desse tipo permite a formulação de políticas públicas capazes de superar a busca da melhoria do ensino por intervenções pontuais.pt_BR
dc.title.enSAEB/2003: analysis of results in Ceará state using multilinear regressionpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Tes_NTFilho.pdf821,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.