Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcos Antônio Araújo-
dc.contributor.authorRodrigues Júnior, William Saraiva-
dc.date.accessioned2018-04-25T19:24:27Z-
dc.date.available2018-04-25T19:24:27Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRODRIGUES JÚNIOR, W. S. Uma proposta de ensino de ótica com material de baixo custo: a interferência da luz com o Espelho de Lloyd. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31446-
dc.description.abstractThe Education in Brazil has always been inserted in an environment full of change economic, social or cultural where reformulations and changes until today must be realized for it to be perfected. The teaching of physics is one of the segments of education that can, and needs to be improved, as an alternative that allows a change in the technical and repetitive model still present in physics teaching we have as a tool the use of low cost experiments, which aims to contextualize and motivate students in understanding that subject. The proposal presented is that of an experiment related to physical optics, a little worked area in high school, where a theoretical and experimental presentation will be made to enable teachers to present an adequate explanation for light interference and to enable them to reproduce in the classroom using low cost materials the experiment performed by Lloyd, where it is possible to observe the light interference, as we have in the experiment performed by Young.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectÓptica físicapt_BR
dc.subjectEspelho de Lloydpt_BR
dc.subjectInterferência (luz)pt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de ótica com material de baixo custo: a interferência da luz com o Espelho de Lloydpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação no Brasil sempre esteve inserida num ambiente repleto de mudanças, sejam econômicas, sociais ou culturas, onde reformulações e mudanças até hoje precisam serem realizadas para que a mesma seja aperfeiçoada. O Ensino de Física é um dos segmentos da educação que pode, e precisa ser melhorado, como alternativa que possibilite uma mudança no modelo tecnicista e repetitivo ainda presente no ensino de física temos como ferramenta a utilização de experimentos de baixo custo, que visa contextualizar e motivar os estudantes na compreensão daquele assunto. A proposta apresentada é a de um experimento relacionado a ótica física, área pouco trabalhado no ensino médio, onde será feito uma apresentação teórica e experimental que possibilite aos professores apresentar uma explicação adequada para a interferência luminosa e que os capacite a reproduzirem em sala de aula utilizando materiais de baixo custo o experimento realizado por Lloyd, onde é possível a observação da interferência luminosa, assim como temos no experimento realizado por Young.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_wsrodriguesjunior.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.