Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coelho, Afrânio de Araújo | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Thais Martins Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T19:14:36Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T19:14:36Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, T. M. O. O efeito fotoelétrico em uma abordagem investigativa com uso de simulação computacional pelo método POE. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31445 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Efeito fotoelétrico | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Método POE (predizer, observar e explicar) | pt_BR |
dc.subject | Experimento virtual | pt_BR |
dc.title | O efeito fotoelétrico em uma abordagem investigativa com uso de simulação computacional pelo método POE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apresentamos uma proposta para os profissionais do ensino de Física, quanto ao desafio sobre o ensino do Efeito Fotoelétrico. Utilizamos o ensino por investigação como forma de abordar o tema citado, e o método chamado POE (predizer, observar e explicar). Permitindo assim, aos alunos, a formulação de respostas a situações-problemas lançadas aos mesmos; por meio da interação, observação e experimentação. Como ferramenta utilizamos um experimento virtual, onde aplicamos em uma escola de ensino médio regular. A grande proposta é mostrar, aos alunos que é possível modificar e aprimorar seu conhecimento e saber científico, transformando-se de agente passivo à agente ativo, na obtenção do conhecimento. Assim como encorajar aos professores, que desejam o crescimento científico de seus alunos, através de uma abordagem inovadora e estimulante, com recursos simples, que seria o ensino por investigação. As aulas foram aplicadas na escola E.E.F.M Presidente José Sarney, em laboratório de práticas experimentais e de informática, onde observamos uma participação ativa dos alunos e uma construção do conhecimento de forma gradual e satisfatória. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_tmomesquita.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.