Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Afrânio de Araújo-
dc.contributor.authorMesquita, Thais Martins Oliveira-
dc.date.accessioned2018-04-25T19:14:36Z-
dc.date.available2018-04-25T19:14:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMESQUITA, T. M. O. O efeito fotoelétrico em uma abordagem investigativa com uso de simulação computacional pelo método POE. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31445-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEfeito fotoelétricopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectMétodo POE (predizer, observar e explicar)pt_BR
dc.subjectExperimento virtualpt_BR
dc.titleO efeito fotoelétrico em uma abordagem investigativa com uso de simulação computacional pelo método POEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresentamos uma proposta para os profissionais do ensino de Física, quanto ao desafio sobre o ensino do Efeito Fotoelétrico. Utilizamos o ensino por investigação como forma de abordar o tema citado, e o método chamado POE (predizer, observar e explicar). Permitindo assim, aos alunos, a formulação de respostas a situações-problemas lançadas aos mesmos; por meio da interação, observação e experimentação. Como ferramenta utilizamos um experimento virtual, onde aplicamos em uma escola de ensino médio regular. A grande proposta é mostrar, aos alunos que é possível modificar e aprimorar seu conhecimento e saber científico, transformando-se de agente passivo à agente ativo, na obtenção do conhecimento. Assim como encorajar aos professores, que desejam o crescimento científico de seus alunos, através de uma abordagem inovadora e estimulante, com recursos simples, que seria o ensino por investigação. As aulas foram aplicadas na escola E.E.F.M Presidente José Sarney, em laboratório de práticas experimentais e de informática, onde observamos uma participação ativa dos alunos e uma construção do conhecimento de forma gradual e satisfatória.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_tmomesquita.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.