Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31442
Tipo: TCC
Título: O ensino de Física através da Astronomia: minha experiência como professor e coordenador na OBA 2016
Autor(es): Santos, Denilson Vitoriano Silva dos
Orientador: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palavras-chave: Ensino de Física;Ensino de Astronomia;Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, D. V. S. O ensino de Física através da Astronomia: minha experiência como professor e coordenador na OBA 2016. 2017. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O Ensino de Física através da Astronomia possui um grande teor motivacional para os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Abordagens relacionadas à formação do Universo, sistemas planetários, missões espaciais e vida extraterrestre representam os principais temas que exercem enorme fascínio e curiosidade, principalmente entre crianças e jovens. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral relatar a experiência de ser professor e coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em duas escolas de Fortaleza, CE. Para isso, inicialmente foi aplicado um questionário para sondagem de conhecimento e interesse por parte dos alunos em participar de um minicurso de astronomia e consequentemente da OBA. Foram realizadas aulas específicas sobre Astronomia, Astronáutica e História da Ciência. Posteriormente, foi realizado um segundo questionário apenas com os alunos que realizaram a prova da OBA de 2016. Os resultados obtidos neste trabalho estão dispostos em gráficos e tabelas. As aulas específicas não serviram apenas para obtenção de notas na olimpíada, mas também para introduzir a Física em séries do Ensino Fundamental, estimular o raciocínio lógico e iniciá-los no mundo científico.
Abstract: The teaching of Physics through Astronomy has a great motivational content for students at middle and high school. Approaches related to the formation of the Universe, planetary systems, space missions and extraterrestrial life represent the main themes that exert enormous fascination and curiosity, especially among children and young people. The present work has as general objective to report the experience of being a teacher and coordinator at the Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) at two schools in Fortaleza in Ceará. In order to achieve it, first we perform a questionnaire on students to scan their knowledge and interest about participating in a astronomy mini-course and, consequently, at OBA. Specific classes were held about Astronomy, Astronautics and History of Science. Second, another questionnaire was only applied to the students who took the test at OBA in 2016. The results obtained are presented in this work, arranged in graphs and tables. The specific classes were not only used to obtain grades at the olympiad, but also to introduce Physics at middle school grades, to stimulate logical thinking and to initiate them in the scientific world.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31442
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_dvssantos.pdf7,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.