Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31422
Tipo: | TCC |
Título: | Transdisciplinaridade e ENEM: uma enquete com um grupo de professores do ensino médio |
Autor(es): | Colares Filho, Antônio Helder Lisboa |
Orientador: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Palavras-chave: | Disciplinaridade;Pensamento complexo;Transdisciplinaridade;Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);Física (Ensino Médio) |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | COLARES FILHO, A. H. L. Transdisciplinaridade e ENEM: uma enquete com um grupo de professores do ensino médio. 2017. 70 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | A transdisciplinaridade é utilizada nas questões do ENEM, que é um parâmetro para avaliar os alunos do Ensino Médio e como meio de ingresso nas universidades públicas federais brasileiras. Neste trabalho, fazemos uma abordagem da origem da transdisciplinaridade, partindo desde a definição do senso comum até a definição de transdisciplinaridade como unificação do conhecimento. O objetivo principal deste trabalho é analisar a concepção de um grupo de professores do Ensino Médio sobre a transdisciplinaridade, e em algumas questões de física do ENEM. A metodologia usada foi a análise de um questionário qualitativo aplicado a 30 professores de duas escolas da rede pública estadual no município de Maracanaú-CE, sobre suas concepções de transdisciplinaridade. Tratamos também, sobre sua formação, qual sua visão sobre transdisciplinaridade e se haviam estudado este tema na sua graduação. Ao analisar as respostas foi constatado que muitos não tiveram contato com a transdisciplinaridade em seus cursos. Durante a execução deste trabalho, ficou evidente que para um maior desempenho dos alunos do ensino médio em questões transdisciplinares como o ENEM, torna-se importante a formação do professor e a reciclagem dos que já atuam em sala de aula com temas sobre a transdisciplinaridade. |
Abstract: | Transdisciplinarity is used in ENEM, which is a parameter to evaluate high school students and as a means of entry into Brazilian federal public universities. In this work, we approach the origin of transdisciplinarity, starting from the definition of common sense to the definition of transdisciplinarity as a unification of knowledge. The main objective of this work is to analyze the conception of a group of high school teachers about transdisciplinarity, and on some issues of ENEM physics. The methodology used was the analysis of a qualitative questionnaire applied to 30 teachers from two schools of the state public network in the municipality of Maracanaú-CE, on their conceptions of transdisciplinarity. We also dealt with his training on what his views on transdisciplinarity were and had studied this subject in his undergraduate course. When analyzing the answers it was verified that many had no contact with transdisciplinarity in their courses. During the execution of this work, it was evident that for a higher performance of high school students in transdisciplinary issues like the ENEM, it becomes important the teacher training and the recycling of those who already act in the classroom with themes on transdisciplinarity. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31422 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_ahlcolaresfilho.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.