Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31416
Tipo: TCC
Título: O relato de uma abordagem interdisciplinar de ensino de Física no âmbito do “Projeto Iracema” do PIBID-UFC
Autor(es): Probo, Francisco Thiago Holanda
Orientador: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palavras-chave: Interdisciplinaridade;Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID);Física - Estudo e ensino
Data do documento: 2016
Citação: PROBO, F. T. H. O relato de uma abordagem interdisciplinar de ensino de Física no âmbito do “Projeto Iracema” do PIBID-UFC. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Este trabalho consta de uma análise de um projeto interdisciplinar desenvolvido numa escola pública estadual de Ensino Médio, atividade essa promovida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo deste trabalho é verificar se foi proveitosa a ação interdisciplinar desenvolvida. Os subprojetos de Física, Língua Portuguesa e História do PIBID optaram por trabalhar de forma conjunta, com o intuito de promover diversas experiências de natureza interdisciplinar na escola Liceu de Messejana, em Fortaleza/CE. Uma dessas experiências foi exatamente o Projeto Iracema, o instrumento de análise utilizado para este trabalho. Aproveitando-se do centenário de lançamento da obra literária “Iracema”, de José de Alencar, os subprojetos mencionados elaboraram planos de aula em conjunto e promoveram uma série de aulas diferenciadas, ministradas por bolsistas de cada subprojeto. A experiência em si foi avaliada como boa tanto por parte dos professores quanto dos alunos, haja vista que a participação dos alunos nas aulas foi avaliada como satisfatória. Após isso, foi sugerida uma avaliação mais criteriosa acerca dos reais impactos trazidos por estas aulas a vida escolar dos alunos, o que foi oportunamente transformado neste trabalho de monografia. A análise propriamente dita consiste de duas partes: um questionário e um comparativo de notas dos alunos antes e depois da realização do Projeto Iracema. O critério avaliativo do questionário foi a interpretação das respostas fornecidas pelos alunos, buscando dessa forma extrair de uma forma mais subjetiva o feedback dos alunos que participaram do projeto. Duas turmas de primeiro e outras duas de segundo ano foram avaliadas, de modo que a quase totalidade posicionou-se em conformidade com o conjunto esperado de respostas para o questionário, e apenas os alunos do primeiro ano do Ensino Médio obtiveram melhora em seu rendimento escolar, de acordo com os comparativos das notas utilizadas.
Abstract: This work consists of an analysis of an interdisciplinary project developed a state school in high school, this activity promoted by the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID). The objective of this study is to verify if it was beneficial to developed interdisciplinary action. Subprojects of Physics, Portuguese and History of PIBID have chosen to work jointly in order to promote diverse experiences of interdisciplinary nature in Messejana Lyceum school in Fortaleza / CE. One such experience was exactly Iracema Project, the analytical tool used for this work. Taking advantage of the launch of the literary work of centenary "Iracema" by José de Alencar, the said sub-projects developed lesson plans together and promoted a number of different classes, taught by scholars of each subproject. The experience itself was assessed as good by both teachers and students, given that student participation in class was assessed as satisfactory. After that, a more detailed assessment was suggested about the real impacts brought by these classes the school life of students, which was transformed into a timely monograph work. The analysis itself consists of two parts: a questionnaire and a comparison of students' grades before and after the completion of the Project Iracema. The evaluation criteria of the questionnaire was to interpret the answers given by the students, thus seeking to extract more subjectively feedback from students who participated in the project. Two groups of first and two second-year were evaluated so that almost all positioned itself in accordance with the expected set of responses to the questionnaire, and only the first years of high school showed improvement in their school performance according to the comparative used notes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31416
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_fthprobo.pdf888,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.