Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31365
Tipo: TCC
Título : Relação entre a distribuição do valor adicionado e o grau de internacionalização das empresas do setor de bens industriais listadas na BM&FBOVESPA
Autor : Freitas, Juliara Kézia da Costa
Tutor: Vasconcelos, Alessandra Carvalho de
Palabras clave : Bens de capital;Valor adicionado;Globalização
Fecha de publicación : 2013
Citación : FREITAS, Juliara Kézia da Costa. Relação entre a distribuição do valor adicionado e o grau de internacionalização das empresas do setor de bens industriais listadas na BM&FBOVESPA. 2013. 18 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumen en portugués brasileño: A internacionalização das empresas tem sido um assunto em evidência nos últimos anos, principalmente devido ao crescimento econômico do país no cenário mundial. O presente estudo objetiva analisar a distribuição do valor adicionado pelas empresas do setor de Bens Industriais aos stakeholders, em função do seu grau de internacionalização. A amostra reúne 20 empresas do setor de Bens Industriais listadas na BM&FBovespa, que disponibilizaram todas as informações necessárias à análise, contidas no Formulário de Referência, na Demonstração do Resultado do Exercício e na Demonstração do Valor Adicionado referentes aos períodos de 2010 a 2012. A pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa dos dados, foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. Os indicadores de percentual da Receita Externa e Participação Estrangeira no Capital Social foram relacionados com os indicadores de Distribuição do Valor Adicionado para os Empregados, Governo, Remuneração do Capital Próprio e Remuneração do Capital de Terceiros. Os resultados demonstram que a distribuição a empregados foi oscilante em todos os níveis de internacionalização, enquanto que a remuneração ao governo cresceu apenas no nível alto, decrescendo nos demais. A remuneração ao capital de terceiros aumentou nos níveis baixo e médio, oscilando no nível alto. A remuneração ao capital próprio oscilou nos níveis baixo e alto, diminuindo no nível médio. Os resultados apontaram que não há relação entre o nível de internacionalização das companhias e a forma como distribuem seus valores adicionados aos stakeholders, aceitando a hipótese Ho.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31365
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_tcc_jkcfreitas.pdf228,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.