Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31353
Tipo: TCC
Título: O rendimento em Física é afetado pela Matemática? um estudo de caso
Autor(es): Silva, Alex Abreu
Orientador: Coelho, Afrânio de Araujo
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Matemática - Estudo e ensino;Dificuldades de aprendizagem;Interdisciplinaridade;Planos de aula
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, A. A. O rendimento em Física é afetado pela Matemática? um estudo de caso. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Visando a identificar os principais problemas enfrentados pelos profissionais do ensino de Física no processo de ensino-aprendizagem, o presente trabalho buscou averiguar se existe outro fator responsável pelo baixo rendimento dos alunos nessa disciplina, conhecida por ser difícil e desinteressante para muitos alunos. Como a linguagem matemática está presente nas leis físicas, há entre a Matemática e a Física uma relação de muita intimidade a ponto de serem confundidas por muitos alunos. Assim, escolhemos verificar se esse baixo rendimento, na disciplina de física, não se deve, pelo menos em parte, às dificuldades em Matemática, embora tenhamos consciência de que a capacidade de interpretação de textos, também é de extrema importância, para a compreensão de um problema físico. Para verificar o que foi proposto nesta pesquisa, foram aplicados dois testes diagnósticos para 42 alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Profissional da cidade de Itaitinga-CE. Os alunos foram escolhidos aleatoriamente em 3 turmas diferentes que haviam estudado o mesmo conteúdo, os princípios da eletrostática (carga elétrica, carga elementar, processos de eletrização, eletroscópios e lei de Coulomb). No 1º teste, foi dada ênfase à matemática, com a apresentação de situações-problemas físicos. Já no 2º teste, foi dada ênfase aos fenômenos e conceitos físicos. Os resultados desses testes foram comparados se foi comprovado que os alunos tiveram melhor rendimento no 2º teste, onde cálculos matemáticos eram desnecessários.
Abstract: In order to identify the main problems faced by professionals in the teaching of physics in the teaching-learning process, this study sought to determine whether there is another factor responsible for the low performance of students in this discipline, known to be difficult and unattractive to many students. As the mathematical language is present in the physical laws, there is between mathematics and physics a relationship of great intimacy to the point of being confused by many students. So we choose whether such low income, physical discipline, it should not, at least in part to difficulties in mathematics, although we are aware that the ability to interpret texts, is also extremely important for understanding a physical problem. To check what has been proposed in this study, we applied two diagnostic tests for 42 students of the 3rd high school grade of a professional school of the city of Itaitinga-CE. The students were randomly selected from three different classes who had studied the same content, the principles of electrostatics (electric charge, elementary charge, electrification processes, electroscopes and Coulomb's law). In the 1st test, emphasis was given to mathematics, with the presentation of physical problem situations. In the 2nd test, emphasis was given to the phenomena and physical concepts. The results of these tests were compared and it was proven that students had better performance in the 2nd test, in which mathematics was abolished.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31353
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_aasilva.pdf534,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.