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Tipo: Dissertação
Título : Narrativas de mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Instagram: um estudo exploratório
Título en inglés: Narratives of women diagnosed with breast cancer on Instagram: an exploratory study
Autor : Moura, Maria Camila Gabriele
Tutor: Germano, Idilva Maria Pires
Palabras clave : Câncer de mama;Breast cancer;Narrativas;Narratives;Instagram;Hyperespectacle Society
Fecha de publicación : 2018
Citación : MOURA, Maria Camila Gabriele. Narrativas de mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Instagram: um estudo exploratório. 2018. 155f. Dissertação - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza(CE), 2018.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa intenta analisar, sob o viés crítico, de que modo se apresentam as narrativas acerca do adoecimento de câncer de mama na rede social Instagram. O atual contexto sócio-histórico, em que tais narrativas se inserem, denominado de Era Digital ou Era Web, é profundamente marcado pela lógica do consumo, evocando um esforço performático e estético, de cunho primordialmente imagético, visando à adequação a um imperativo de felicidade e superação pessoal. Imersas em tal contexto, as redes sociais, dentre elas o Instagram, permitem constatar como a estética ocupa lugar de destaque na estrutura social e econômica vigente, revelando a faceta do que Lipovetsky e Serroy (2015) denominaram de sociedade do hiperespetáculo, na qual o Homo Aestheticus, sempre em busca do “parecer” em detrimento do “ser”, atua. Portanto, considerando a ausência, até onde alcança nosso conhecimento, de pesquisas que contemplem narrativas de adoecimento de câncer de mama no Instagram, reputamos ser de grande relevância estudar o tema aqui proposto. Foram analisadas publicações de dez mulheres diagnosticadas com câncer de mama que narraram acerca de seus adoecimentos no Instagram. Problematizou-se os repertórios e posicionamentos por elas apresentados, visando a compreensão da natureza destas narrativas diante da atual conjuntura social. A título de objetivos específicos, analisamos as postagens (compostas por imagens, suas respectivas legendas e comentários de internautas) e as “bios” das participantes– isto é, a autodescrição de cada uma delas. Esta pesquisa tomou por base metodológica a Análise de Conteúdo Temática preconizada por Laurence Bardin. Foram analisadas oitenta e sete publicações das participantes, a partir das quais, mediante a identificação de repertórios semelhantes, verificamos a existência de um padrão narrativo acerca do adoecimento do câncer de mama no Instagram. Agrupamos as publicações, a partir das referidas semelhanças encontradas, em duas grandes áreas temáticas: 1) Trajetória de tratamento, revelando o percurso clínico da paciente, contemplando publicações acerca da revelação do diagnóstico, tratamentos usuais (quimioterapia, radioterapia, mastectomia) e remissão da doença; 2) Trajetória do corpo, agrupando publicações em que o corpo da paciente oncológica recebe destaque, seja por meio das transformações corporais advindas do tratamento ou pelos cuidados dedicados à saúde e beleza. Após a sistematização e análise dos dados coletados, identificamos que as participantes tendem a esconder seu sofrimento, narrando histórias mais “felizes” e de superação pessoal, recebendo a validação de internautas, por meio de comentários que reforçam o estereótipo de “guerreiras”. Entendemos, assim, que o Instagram fomenta a disseminação de um discurso em que resta presente um imperativo de felicidade, de modo que as participantes, mesmo sob as condições adversas provenientes da enfermidade, se comportam como seres estéticos, performáticos, se apresentando embelezadas e maquiadas, inserindo-se, assim, na mesma lógica consumerista pautada pelo capitalismo artista e reafirmando as normas sociais de gênero, mantendo o padrão do papel heteronormativo. Por fim, observamos, entre as participantes, a reprodução do discurso biomédico no que tange ao conceito de saúde.
Abstract: This research tries to analyze, under the critical bias, how the narratives about the sickening of breast cancer are presented on the social network Instagram. The current socio-historical context, in which such narratives are inserted, called the Digital Era or Web Era, is deeply marked by the logic of consumption, evoking a performative and aesthetic effort, of a primordially imaginative nature, aiming at the adaptation to an imperative of happiness and personal overcoming. Immersed in such a context, social networks, among them Instagram, allow us to see how aesthetics occupies a prominent place in the current social and economic structure, revealing the facet of what Lipovetsky and Serroy called the society of the hyperspectacle, in which Homo Aestheticus, always in search of "appearance" to the detriment of "being", acts. Therefore, considering the absence, to the best of our knowledge, of researches that contemplate breast cancer narratives on Instagram, we believe that it is of great relevance studying the theme proposed here. We have analyzed publications of ten women diagnosed with breast cancer who reported on their illnesses on Instagram. The repertories and positions presented by them were problematized, seeking to understand the nature of these narratives in the current social context. As for specific purposes, we have analyzed the posts (composed of images, their respective captions and comments of Internet users) and the participants' Instagram bios - that is, the self-description of each one of them on that social network. This research was based on methodological analysis of the Thematic Content advocated by Laurence Bardin. Eighty-seven publications of the participants have been analyzed, from which, through the identification of similar repertoires, we verified the existence of a narrative pattern about the sickening of breast cancer on Instagram. We have grouped the publications, based on these similarities, into two main thematic areas: 1) Trajectory of treatment, revealing the clinical course of the patient, including publications about diagnosis, usual treatments (chemotherapy, radiotherapy, mastectomy) and remission of the disease; 2) Trajectory of the body, grouping publications in which the body of the cancer patient is highlighted, either through the corporal transformations coming from the treatment or by the care dedicated to health and beauty. After systematizing and analyzing the collected data, we identified that the participants tended to hide their suffering, narrating "happier" stories and personal overcoming, receiving the validation of Internet users, through comments that reinforced the stereotype of "warriors". We thus understand that Instagram promotes the dissemination of a discourse in which remains an imperative of happiness, so that participants, even under the adverse conditions coming from the disease, behave as aesthetic beings, performing, embellished and in make up, thus inserting themselves into the same consumerist logic guided by artist capitalism and reaffirming social norms of gender, maintaining the pattern of the heteronormative role. Finally, we observed, among the participants, the reproduction of the biomedical discourse with regard to the concept of health.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31292
Aparece en las colecciones: PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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