Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3127
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Furtado, Eliane Dayse Pontes | - |
dc.contributor.author | Silva, José Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-10T11:52:48Z | - |
dc.date.available | 2012-07-10T11:52:48Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Barbosa da. Educação de jovens e adultos: o aprender a aprender e a prática pedagógica de professores na rede municipal de ensino de João Pessoa. 2007. 240f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3127 | - |
dc.description.abstract | The theme of this paper is the concept and practice of learning to learn for Youth and Adults Education (EJA), carrying out research, analysis and description of the method of how this process is understood and experienced by teachers and students of literacy to fourth grade in public schools that operate in Youth and Adults Education (EJA), Given the complexity of the issue, this study is based on a methodological multi-referenced basis for, highlighting both the knowledge documented by authors from various schools of thought and science - Psychology, Education, Sociology, Philosophy, History – and that of research subjects, teachers and students of adult education as located in their circumstances of life and learning. The data shows that learning to learn in municipal schools practice combines the needs of each teacher, their teaching beliefs, and the improvisations that are necessary to fit the classes in the reality of adult education, which was deliberately taught and which was discovered by pupils and students in and out of school. The theoretical contributions of the sciences can act as auxiliaries to educators in this process, but does not offer recipes to follow. In conclusion, this research shows that learning to learn has not and does not follow a single method that can be systematically described and reproduced. Any and all information that reaches the student helps their learning. Both in and outside of the school this practice is the wide experience of all people,from birth. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos - João Pessoa(PB) | pt_BR |
dc.subject | Jovens - Educação - João Pessoa(PB) | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação de adultos - João Pessoa(PB) - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos - João Pessoa(PB) - Atitudes | pt_BR |
dc.title | Educação de Jovens e Adultos: o aprender a aprender e a prática pedagógica de professores na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O tema central deste trabalho é o conceito e a prática do aprender a aprender na Educação de Jovens e Adultos (EJA), procedendo-se à investigação, à análise e à descrição do modo de como esse processo é compreendido e vivenciado pelas docentes e pelos estudantes, da alfabetização à quarta série, em escolas municipais que atuam na EJA. Dada a complexidade do tema, este estudo apoia-se numa base metodológica multirreferencial, valorizando tanto os conhecimentos sistematizados por autores de diversas linhas de pensamento e áreas científicas - Psicologia, Pedagogia, Sociologia, Filosofia, História -, como os dos sujeitos pesquisados - professores e alunos da EJA -, situados em suas circunstâncias de vida e de aprendizagem. Os dados revelam que o aprender a aprender, na prática das escolas municipais, mescla as necessidades particulares de cada professora, as convicções pedagógicas delas, as improvisações que se fazem necessárias para o ajuste das aulas na realidade da EJA, o que foi deliberadamente ensinado e o que foi descoberto pelos alunos e alunas na e fora da escola. As contribuições teóricas das ciências podem atuar como auxiliares dos educadores nesse processo, mas não lhe oferecem receitas a seguir. Como conclusão, esta pesquisa apresenta que o aprender a aprender não seguiu nem segue um único método que possa ser sistematicamente descrito e reproduzido. Toda informação que chega ao indivíduo ajuda-o no traçado de sua aprendizagem. Fora da escola essa prática é corrente vivida por todas as pessoas, desde o nascimento. | pt_BR |
dc.title.en | Youth and adult education: learning to learn and the pedagogical practice teaching in Municipal School System of João Pessoa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_Dis_JBSilva.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.